terça-feira, 22 de abril de 2008

O famoso arroz de polvo

Por Lucas Lima

O Bar do Cabo fica em uma viela na parte inicial do bairro de Brasília Teimosa. Nenhuma placa indica exatamente onde está fixado o estabelecimento, que já conta mais de 30 anos. Mesmo assim, basta perguntar a qualquer morador do local que as indicações rapidamente serão dadas.

O bar é pequeno e não apresenta nenhum luxo. Nas paredes, fotos de família, como a do fundador, Gilberto Oliveira, que não teve, em vida, o reconhecimento pelo seu trabalho. Há também os quadros com as indicações da Veja Recife, em 2006 e 2007, como Destaque gastronômico da cidade, e o banner da participação do bar no Roda de Boteco.

Natália de Oliveira, filha de Geraldo que está à frente do negócio, mostra com orgulho as indicações da revista e do evento. Alegre e extrovertida, ele atende os clientes, canta, dança, é o “cardápio eletrônico” [“Eu quem digo as opções”] e ainda caixa. Natália também faz questão de perguntar se a comida está boa e pede para que a verdade seja dita, pois só assim ela poderá melhorar as delícias do local, preparadas por ela e pelas outras duas irmãs, Gisele e Gláucia. “Se uma morrer, a outra substitui”, diz ela, rindo.

A casa oferece apenas frutos do mar, tendo como carro-chefe o arroz de polvo. Por que faz sucesso? “Porque pegou, né”, diz Natália, comentando que o prato leva arroz branco, leite de coco, legumes, camarão e o polvo cozido cortado em cubos. Parece um risoto, contudo é mais molhado, e o polvo, como deveria ser em todo lugar, é macio, nada de borrachudo. O prato custa R$ 35, e serve bem quatro pessoas. Dá até para barganhar uma porção menor.

Há também peixada, peixe [frito e ao coco] e polvo [frito, ao coco e ao vinagrete]. Como aperitivo, há o crocante camarão na cerveja e o polvo frito. O bar, aberto de terça a domingo, das 11h às 16h, ainda dá, de cortesia, caldinho.

Serviço
Rua Nanuque, 37, Brasília Teimosa – Recife
Fone: (81) 8873.0451

3 comentários:

Sam disse...

Aiii
Arroz de polvo!
Faz uma década que não como.
Acho que vou lá.. :)

Flora Noberto disse...

Lucas e Eliza, boa a iniciativa de vocês. Uma sugestão: aumentem as fotos. Gastronomia tem que ter fotos lindas, aquelas de dar água na boca. Recebi o email de vocês. Curiosidade: vocês são jornalistas, estudantes de jornalismo, estudantes de gastronomia, ou apenas amantes do comer bem...?
Beijos, Flora

Madame Excêntrica disse...

Olá Pessoal,
Recebi o e-mail de vcs e achei super massa termos mais um blog que fala de gastro...Ou simplesmente de comidinhas gostosas.com dicas legais.....
irei mandar algumas sugestões de pautas!!!!
Ahhhhhhhhhhhhhhh
Tb tenho um blog:www.madameexcentrica.blogspot.com
Espero trocar idéias com vcs sempre...
Sucesso e beijosss

katiana mirlla