sexta-feira, 30 de maio de 2008

Vapor e legumes na mesa coreana

Por Lucas Lima
Imagens: Cacimba de Letras

A pedida de hoje é churrasco. Para começar, uma sopa de soja com tofu. Nada de brasa ou óleo para assar a carne. Tudo é feito no vapor, que ainda recebe a ajuda de um caldo de carne para deixar a comida pronta. (...) O leitor lê o parágrafo acima e deve pensar: que tipo de churrasco é esse? A resposta é: coreano. Ao menos é assim o Burgogui, principal prato da casa homônima, no Espinheiro.

O tal churrasco é feito com contra filé maturado assado ao vapor. Como já foi dito, o Burgogui [“carne de fogo”, na foto 1] é antecedido por uma sopa, e servido com arroz, broto de feijão, batata e amendoim caramelados e kim chi - acelga em conserva e apimentada. Folhas de alface estarão na mesa para que você monte os ingredientes todos nela, faça uma trouxa e coma [foto 2]. A montagem é feita toda na mão mesmo. Por isso, uma toalha quente lhe será dada para que as mãos sejam higienizadas antes do início do deleite, que, para duas pessoas, custa a partir de R$ 36,80 - o preço varia de acordo com a carne, que pode ser de bode, camarão, peixe ou frango.

Segundo Soon Ja Choi, proprietária do restaurante, a dieta coreana é formada basicamente por legumes, verduras, carne e arroz. Diferente da chinesa, que se utiliza muito de fritura, a coreana é feita a vapor. Sobremesa? Nada de doces! Eles preferem frutas, como melancia e maça, e chás, como o de ging seng [foto 3]. Sobre comer carne de cachorro, Choi diz que não é algo comum, encontrada facilmente. Confessa nunca ter experimentado, apesar de acreditar ser um alimento cicatrizante e fortificante.

Simpática, Choi conta que está no Recife desde 1970. Veio com o marido, Kong Pil Choi, para ficar mais perto da família dele, que se fixara em São Paulo. Os dois já tiveram loja de móveis, possuem loja de presentes e, há cinco anos, abriram o Burgogui. “Vou ensinar aos brasileiros o que é comida coreana”, teria dito Kong Pil. E assim está sendo!

CARDÁPIO – O menu do Burgogui é enxuto, formado por dez pratos. Além do carro-chefe, destaque para o Tya Ja Myón, um macarrão com molho marrom de carne, batata picada com tempero típico coreano, acompanhado de um kim chi, esse um excelente digestivo que contém vitaminas A, K, D e E e é servido com a maior parte dos pratos coreanos.

Lá, a caldeirada é feita com bastante legume e um pouco de carne, nada lembrando a nossa cheia de frutos do mar. O camarão empanado é preparado com farinha de arroz, que deixa a casca que envolve o crustáceo bem fina. Há também o Mandu, pastel frito de carne e legumes, temperado com gengibre [foto 4]. Pode parecer um acompanhante, mas Choi afirma ser um prato principal mesmo.

A comida é simples, para quem esperava todo um exotismo. O melhor é que é bem saudável, e tem todo um cerimonial para saborear, como penso que deveria ser em todas as culturas.

Serviço
Rua Venezuela, 153, Espinheiro - Recife
Fone: (81) 3423.0692

Um comentário:

Anônimo disse...

queria saber se tem kimbap...
e os preços?
Dorothea Kim