sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Papel Manteiga para embrulhar receitas e sonhos

Por Lucas Lima
Imagens: Divulgação

Alguns livros nos chamam a atenção apenas pela capa. Foi assim com Papel Manteiga, ilustrado com uma xícara de porcelana, rosas e flores pintadas em seu interior. Uma colher de prata completa a imagem, tão delicada quanto as cartas que fazem o livro, escrito por Cristiane Lisbôa.

A história romanceada conta a o trajeto obstinado da jovem Antônia, que sai de casa na tentativa de conhecer o complexo mundo das cozinhas de restaurantes. Acaba em um especial, que atende menos de meia dúzia de pessoas por vez, e com uma disciplina que beira ao militarismo.

O local é regido por Virgínia, que mescla os seus pitorescos castigos, como comer terra e descascar quilos e quilos de batata após um leve deslize de Antônia, aos detalhes da vida de uma mulher que não é exatamente um ser sem sentimentos. E não há como questionar que seus ensinamentos trarão bons resultados se Antônia souber como desfrutar deles.

Todas as cartas que fazem Papel Manteiga são destinadas à Bisa de Antônia, que ainda recebe as receitas relacionadas ao momento revelado. Um livro para ler como quem se delicia com chocolate numa tarde de frio. E para quem quer transformar receitas em alimentos dos deuses.

Nenhum comentário: