quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Harmonização para 2009

Para Eliza Brito
Imagens: Google

Festa de Réveillon é sinônimo de comida gostosa e muita bebida. Para quem não permite que a ceia de Ano Novo deixe a desejar em relação ao jantar da noite de Natal, o importante mesmo é combinar com harmonia as bebidas e comidas. E quem quer seguir à risca as regras de harmonização pode tentar as dicas que o Cacimba preparou.

Para quem só gosta de cerveja, os petiscos são os melhores acompanhantes. Para a entrada, nada como queijo brie, frituras e defumados. Durante a refeição o ideal é combinar a bebida geladinha com o tradicional churrasco. No caso dos vinhos tintos jovens e frutados, a harmonização deve ser feita com peixes, frutos do mar e queijos suaves. Com queijos azuis, prefira consumir vinhos tintos doces. E para os tintos maduros as combinações ideais são as carnes brancas acompanhadas de molhos densos e consistentes e as carnes vermelhas de forma geral.

Para quem gosta de vinho branco seco vale preparar um peixe com molho mais denso e encorpado. No caso dos brancos suaves, melhor carne de porco. Já uma vitela e queijos brie e camembert combinam com um branco de médio corpo.

Se a escolha for pelo rei da festa, o espumante, o importante é saber qual o tipo a ser escolhido. O Brut harmoniza com aperitivos, canapés, salmão defumado, sushi, mariscos, framboesas e cerejas frescas e o Demi-sec vai com sobremesas não muito doces. O Uísque, de difícil harmonização, só combina com pratos condimentados, aromáticos e picantes.

Seja qual for a escolha, o mais importante é se encher de vibrações positivas para um ano ainda mais delicioso.

Nenhum comentário: