quarta-feira, 15 de abril de 2009

Minas de sabor

Por Eliza Brito
Imagens: Reprodução

Quem mora em cidade litorânea não entende como peixe empanado pode ficar molhado e sem gosto. Os mineiros sabem bem e por isso preferem investir no feijão e na galinha. Essa semana santa passei em Minas Gerais e na sexta-feira da paixão comi muito, mas muito mal. Passada a proibição por carne o jeito mineirinho de cozinhar me conquistou ainda mais do que as igrejas ornamentadas do barroco, encontradas em Ouro Preto e Sabará. Mineiro sabe fazer feijão. O tropeiro, que leva farofa, carne e couve é um prato completo e delicioso. O tutu à mineira, que é triturado e temperado, tem gosto de quero mais. Quanto à galinha, nossa cabidela precisa de muito para poder ser comparada a galinha ao molho pardo, que é uma cabidela mais delicada e melhor apurada. Eu não sei mais se vou me entregar com gosto a uma cabidela pernambucana depois da comparação.

Para quem gosta de carne de porco, Minas Gerais também cai bem. O caldo de abóbora de lá leva pedacinhos deliciosos da perdição e combina com uma pimentinha leve. E se o colesterol não estiver assustando não dá para deixar passar um torresminho crocante e sequinho. Uma verdadeira tentação! E para acompanhar tudo, uma boa cachaça mineira. Se sobrar tempo vale conhecer as obras de Aleijadinho, mas se não, não tem problema, eu não tenho dúvida de que ele também se entregaria sem culpa às delícias da mesa mineira.

Nenhum comentário: