sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cem motivos para saborear

Por Lucas Lima
Imagens: Eudes Santana

Comentei com uma amiga do início do festival Brasil Sabor e ela veio com um “já? De novo?”. Nem parece, mas lá se foi um ano desde a última edição. E, pela quarta vez, a iniciativa chega ao Estado, reunindo 100 restaurantes em doze municípios pernambucanos. Em relação ao ano passado, são 19 estabelecimentos a mais, englobando as mesmas cidades. Isso nos deixa no 2º lugar do ranking, perdendo apenas para a Bahia.

Mesmo com as incertezas dessa tal crise, a organização espera aumentar em torno de 15% o faturamento das casas durante a realização do evento, que ocorre até o dia 31 de maio. Se levarmos em consideração que tivemos o melhor trimestre nos últimos 12 anos no setor de turismo, a coisa, realmente, tende a bombar. E, quem sabe assim, conseguiremos também abrir os olhos dos restaurantes de outros municípios que estão fora da iniciativa, além de outros estabelecimentos das cidades já participantes.

Bom, elucubrações a parte, falemos do que interessa: comida. Durante a coletiva de imprensa, pudemos provar um dos pratos participantes. Foi o pollo dos deuses, do Chiwake, com tiras de frango e legumes selecionados em salsa de aji [pimenta mexicana], acompanhado de arroz de vinho branco com cebola crocante [R$ 27,90, para uma pessoa - foto 1] – algo simples e saboroso. Dando uma olhada no livreto com todos os pratos, que será distribuído em hotéis, aeroportos e restaurantes, saltou aos olhos as receitas do Sushilogia [foto 2], La Plage, Oficina do Sabor e Boratcho [foto 3].

Cada prato degustado vale ainda um cupom para concorrer a prêmios. O primeiro lugar ganha um fim de semana em São Paulo, com passagem, estadia e um jantar no D.O.M, de Alex Atala, incluso. O segundo recebe duas diárias no Summerville, em Porto de Galinhas, e, o terceirto, um jantar em um dos estabelecimentos participantes e o livro do Festival, intitulado Segredos do Chef, que será lançado em breve.

BRASIL SABOR – O Festival é promovido pela Abrasel, com o apoio do Sebrae e Ministério do Turismo. No Brasil, 203 municípios, totalizando 1.218 restaurantes participam da maratona gastronômica. Em Pernambuco, fazem parte as cidades do Recife, Olinda, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Paulista, Petrolina, Igarassu, além do arquipélago de Fernando de Noronha, que teve uma expressiva aderência à iniciativa.

Nenhum comentário: