segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Doce Pipa

Por Lucas Lima
Imagens: Cacimba de Letras


“É doce morrer no mar, nas ondas verdes do mar”, disse Caymmi. Concordo plenamente e, após o último fim de semana em Pina/RN, penso seriamente em intensificar os momentos de contemplação e curtição das maravilhas naturais. E, claro, sem esquecer dos devaneios gastronômicos.

Viajamos, eu e Eliza, a convite da organização do Festival Gastronômico da Pipa, que movimentou mais de 40 estabelecimentos do local por nove dias. Pratos especiais nos restaurantes, oficinas e concursos fizeram parte da programação do evento, coordenado por Cláudio Freitas e Luciana Melo. Na programação do Cacimba, ainda passeio por praias vizinhas e mergulhos na piscina da casa onde ficamos, no agradável Pipa Natureza Club.

Temos algumas historinhas para contar, mas faremos isso aos poucos. Antes, um pouco da viagem de ida: incrível como quase não há restaurantes na estrada que liga Recife à Pipa. Em João Pessoa, espertamente, há o Rei da Coxinha, dos dois lados da pista – onde fiz a combinação Toddynho + coxinha de charque com catupiry! Depois disso, não lembro de nada significativo, além das lojas de conveniência de postos e de um suspeito rodízio por R$ 9,90. Sem dúvida, isso deve ser muito bom para os restaurantes de Pipa.

GASTRÔ – O Festival Gastronômico da Pipa acabou ontem (18), mas não custa nada registrar os destaques. O melhor prato principal foi o Robalo em Crosta, do Restaurante Oca Toca, considerado ainda o com melhor atendimento. O segundo lugar ficou com o badejo à Gatos de Rua, do Espaço Gatos de Rua, que também abocanhou o prêmio de melhor sobremesa - abacaxi com calda de chocolate com pimenta. Outra categoria interessante foi a do melhor feijão, que ficou com o restaurante Guacamole - feijão “Chilli com carne. Vale lembrar que toda a votação foi realizada pelo público.

Nenhum comentário: