segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Julie e suas receitas

Por Lucas Lima
Imagem: Reprodução

O filme Julie & Julia já saiu de cartaz. Para os que não viram, a opção é baixar pela net ou esperar chegar às locadoras. É possível ainda se divertir com as histórias contadas pelo livro de mesmo nome, escrito por Julie Powell. Indico a leitura e ainda digo que ele está com um preço camarada nas livrarias Cultura e Saraiva.

Bom, obviamente que a versão cinematográfica, que une o enredo dos livros Julie & Julia e Minha Vida na França [já adquirido, mas na fila de espera para ler], é mais limpinha, com os personagens mais comedidos, “centrados”... Já na escrita, a vida de Julie é sombria, com o seu cubículo chamado de lar com as paredes da cozinha sujas, o banheiro que, por vezes, entope e o barulho constante do trem que faz tudo tremer um pouco. Sem falar nas crises existenciais e brigas com o marido constantes.

Palavrões, histórias sexuais e a falta dessa atividade, além da busca pelos ingredientes e os embates com algumas iguarias tidas escabrosas pela aprendiz de cozinheira dão o charme ao trabalho, que revela a batalha de Julie para produzir mais de 500 receitas em um ano, e comentar todas em seu blog. Legal também vê-la entrando no mundo dos blogueiros, a comemoração os primeiros comentários e a relação que se cria com os leitores ao decorrer do projeto.

Ainda dá para vislumbrar um ar meio auto-ajuda, já que uma “mera” secretária, descontente com a vida, consegue cumprir seu complexo projeto e ainda lucrar bastante com ele. Só cuidado com a fome, que, sem dúvida, aparecerá após imaginar tantos pratos suculentos!

Nenhum comentário: