sexta-feira, 4 de junho de 2010

Casa de gelo, sabores e aromas

Por Lucas Lima
Imagens: Max Levay

De cara, adorei o projeto arquitetônico do Nori Temakeria & Thai. Um Ice Box em tons de azul com elementos que dão o aspecto de frio, para fazer o contraponto com o apimentado da culinária tailandesa servida no local. Depois de um tempo, contudo, senti um certo desconforto com o mobiliário, pensado para acomodar o cliente durante refeições rápidas – coisa de temakerias e da intenção de ser um new fast-food, concepção tirada de Amsterdam. Mas como o cardápio apresenta pratos elaborados, que merecem uma apreciação com calma...

O chef Thiago Arnaud [um dos novos destaques do cenário local, que também comanda o Varekai Bistrô] e Janduy Barros são os responsáveis pelo menu. O chamariz deve ficar por conta dos temakis [a partir de R$ 9,90], com destaque para o norigami [foto 1], um temaki com formato semelhante à tapioca. Há também o modelo tradicional e o melhor: na hora do pedido, o cliente pode fazer as combinações que desejar. Quando experimentei, na primeira mordida, impliquei com a alga, que não era tão crocante como gosto, mas logo em seguida percebi que isso não tirava o conceito “ótimo” da receita.

Passamos pelo sunomono [ok!], pelo bazan [pirâmide de arroz tailandês recheado com cubos de suíno, amendoim, shiitaki, aroma de anis, salpicado de coentro e molho tare, envoltos por folha de bambu - foto 2] e pelo Satay Kung [espetinhos de camarões grelhados servidos com um apetitoso molho de pimentas sichuan e coentro picado – ok!]. Depois, nos surpreendemos com o aromático e multisaboroso Muai Thai [arroz de polvo, mexilhão, lula, vieira e camarão puxados na manteiga de gergelim com curry verde e madras, cubos de abacaxi flambado e aroma de Sichuan - foto 3]. Acabamos no surpreendente sorvete de coco sob chutney aquecido de pimenta, que leva ainda sementes de maracujá. Terminei esquecendo de vez o desconforto inicial, ficando imerso nas combinações de sabores e aromas propostos durante a degustação!

DIFERENCIAIS – No cardápio do Nori, que acomoda 80 pessoas, há as recomendações de pimentas para as pedidas e o grau de força delas. Ao todo, são 16 opções. Thiago ainda pontua que a gastronomia tailandesa do Nori sai do habitual das outras casas, sendo a culinária do dia a dia do país. Ah, sushis também marcam presença no menu.

Serviço
Avenida Conselheiro Aguiar, 1881, Boa Viagem – Recife/PE
Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 17h às 24h; sexta e sábado das 17h às 5h
Fone: (81) 3033.3168
Aceita Visa

Nenhum comentário: