terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O bom café cinematográfico

Por Lucas Lima
Imagens: Lucas Lima e Leonardo Lacca/Divulgação


Já são quase três anos com o mesmo cardápio. Até acho que já está na hora de dar uma renovada. Contudo, ainda consigo ter bons momentos de deleite durante as visitas ao Castigliani, café situado no prédio da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby.

Meu deleite sempre começa olhando as fotos. Elas também são antigas, mas não canso de ver Almodóvar segurando sua xícara de café, por exemplo. No quesito comida, o sanduíche Giuseppe ainda está na lista dos preferidos: queijo do reino, pasta de pêssego apimentada, rúcula e peito de peru no pão ciabatta. Salgado com uma pitada certa de doce. Combinação ideal.

Giuseppe - foto Leonardo Lacca/Divulgação

Lili é outro sanduíche interessante: mussarela de búfala, presunto de peru, molho de iogurte com ervas, alface frise e pimenta do reino, no croissant. Ontem, para variar, experimentei o Valentina, preparado com mussarela de búfala, passas brancas (o docinho!), amendoim e berinjela com ervas. Normalmente, o pão é o ciabatta. Na falta, como ontem, foi o pão preto australiano.

Valentina

Para beber, uma gama de cafés quentes, gelados, estilizados. O da última vez estava mais para um milk shake – adoro, adoro! Chama-se Dolci di latte, que une café gelado e doce de leite batidos com sorvete de creme e especiarias. Não deixe de mexer com frequência, para as especiarias não ficarem depositadas no fundo do copo.

Antes ou depois de algum filme (atualmente, está em cartaz O Garoto da Bicicleta e o ótimo As Canções), o Castigliani é ideal. Ou só para bater o papo com o grande amigo mesmo!

Nenhum comentário: