sábado, 11 de fevereiro de 2012

Os cafés e a "Cal"

Por Ana Brito
Especial para o Cacimba de Letras
Imagens: Ana Brito

A Universidade da Califonia em Berkeley, também referida como UC Berkeley, ou simplesmente CAL, é repleta de deliciosos pontos de encontro

"Cal"

 

É difícil imaginar que uma cidade com um pouco mais de 100 mil habitantes e onde se come fora todo santo dia, em quatro meses ainda não se tenha conseguido frequentar nem metade dos restaurantes ou cafés no entorno da universidade, mesmo que raramente se repita algum deles. Pois é, esse lugar existe, e se chama Berkeley.

As opções aqui são inúmeras, e das mais variadas origens: vegetariana, mexicana, japonesa, tailandesa, indiana, coreana, vietnamita, italiana, francesa, mediterrânea e até brasileira. Se bem que, como diz minha amiga Daniela, a brasileira é a única cozinha falsificada por aqui, pois as outras são de onde são, com sabor da origem. O café Brazil de legítimo mesmo só a bandeira e a música, até porque não dá para falsificar o verde e o amarelo, nem o samba, a bossa nova, o forró ou o frevo. Mas este é um capítulo a parte.

Café Strada

E continuando nossa aventura gastronômica pela Califórnia, vamos escrever sobre os cafés e sua relação com a Universidade de Berkeley. Se você pretende visitar São Francisco sugiro que dedique pelo menos um dia para passear pelo famoso e principal campus da Universidade da Califórnia de Berkeley, assim poderá ter uma ideia da intensa vida intelectual, cultural e social desta fervilhante cidade universitária. E para descansar da visita, sugiro que inclua no seu roteiro pelo menos dois interessantes cafés.

Interior do Strada

O primeiro deles, o café Strada, na Bancroft Way, pode parecer apenas um lugar de estudo, pelo grande numero de estudantes tomando cappuccinos ou comendo bagels e bolos. Mas, na realidade, este elegante café é uma extensão da universidade sem ser da universidade. Dá para sentir uma atmosfera de intensa inquietação cientifica e calorosos debates acadêmicos como se faz no campus, no outro lado da rua. O Strada é também uma ponte para a cidade, onde os trabalhadores de escritórios param e suburbanas donas de casa levam seus filhos para comerem cupcakes com limonada, no período da tarde. O lugar oferece um dos cafés expressos mais requisitados da região. Até tentei tomar um double (pensando que era o dobro da quantidade do líquido), mas confesso que não passei do segundo gole, de tão forte. E como não sou acostumada à bebida, tive uma dor de cabeça de lascar.

Entrada do Free Speech Movement Café

O outro destaque é o Free Speech Movement Café, situado na entrada da Moffitt Library, no interior do Campus. O café é um lugar descontraído para reunir, estudar, ou fazer uma pausa com amigos. Homenageia o estudante Mario Savio, que foi a principal liderança do movimento pela liberdade de expressão, protesto estudantil que ocorreu no campus da Cal, no ano de 1964. E para manter a tradição, na entrada do café são expostas, diariamente, as primeiras páginas de jornais de várias partes do mundo.

O Free Speech Movement Café tem lugares no interior e grande terraço com uma vista privilegiada do campus. Oferece sopas, saladas e sanduíches feitos com ingredientes locais, orgânicos ou sustentáveis. O cardápio costuma mudar sazonalmente para permitir a utilização desses ingredientes frescos que são disponíveis no comércio local.

Interior do Free Speech Movement Café
Todos os alimentos são feitos em casa, inclusive os pães orgânicos e uma grande seleção de bolos. O café e os chás também são orgânicos. Na verdade, todo o menu é uma manifestação dos ideais inerentes ao Movimento Liberdade de Expressão, pelo apoio aos agricultores locais que praticam métodos agrícolas sustentáveis. E, finalmente, por meio desta filosofia - de honrar e apoiar os indivíduos que estão mantendo a terra para a próxima geração - os alunos se tornam conscientes de que sua escolha de alimentação é também uma decisão política.

Nenhum comentário: