quinta-feira, 8 de março de 2012

Vatel: espetáculo de sabores e sensações


Por Lucas Lima
Imagem: Reprodução

Para quem não se lembra, a primeira edição do banquete de Vatel ocorreu ano passado, em fevereiro, com todos os participantes de máscaras, por causa da proximidade com o carnaval. A data da primeira edição da iniciativa foi motivada por um mapa astral feito pelo chef Douglas Van Der Ley, dando um clima ainda mais místico ao trabalho. Este ano, não há essa simbologia com o dia, o que não significa que pirotecnia, performances, o jogo com os sentidos (visual, sonoro, gustativo) não estarão lá. Pelo contrário. Esses elementos estão mais presentes do que nunca.

A segunda edição de Vatel será em 13 de abril, na Oficina Brennand, na Várzea, a partir das 21h, impreterivelmente, como lembrou Van der Ley. Segundo ele, o evento funcionará como um grande espetáculo, uma grande ópera. Se chegar atrasado, o comensal poderá perder um dos atos – e um bocado da magia da festa. O traje é longo preto, para as mulheres, e black tie para os homens – não seguir essa regra pode ser sinônimo de estar totalmente fora de sintonia com os demais. E para quem acha que isso é uma pura frescura, Douglas explica que haverá muitas projeções, brincadeiras com cores. O preto, então, é mais um instrumento para fazer o momento andar a contento. 

Além dessa ajudinha do público na parte estética, Douglas contará com o auxílio de outros 38 chefs para manter tudo funcionando perfeitamente, para os quase 600 convidados. À equipe, somam-se ainda outros profissionais, estagiários inclusive, totalizando cerca de 400 pessoas nas brigadas e circulando pelo salão. Eles serão divididos em quatro grupos, criando alimentos que versem, de alguma forma, com os elementos terra, água, fogo e ar. Até químicos estarão presentes no ato para brincar com as sensações dos gourmets e fazer belos trabalhos de ilusionismo.

Os chefs homenageados nesta edição, e que estarão na labuta durante a festa, são César Santos, Joca Pontes e Hugo Prouvout. A eles, somam-se nomes como Yoshi Matsumoto, Ana Lins, André Falcão, Biba Fernandes, Duca Lapenda, Miau Caldas, Luciana Sultanum, Rivandro França, Neide Shinohara, entre outros. 



ESPETÁCULO – Douglas Van Der Ley adianta que representará o conde de Saint Germain no evento. Ele estará todo de branco e participará da abertura, com uma performance. Durante toda a noite, ele aparecerá para agregar detalhes ao espetáculo. Anna Gelisnkas será responsável pela voz que embalará a ópera. Esculturas humanas, performistas e outros tantos vão incrementar o tom lúdico da noite. 

Nas mesas, apresentação diferenciada dos canapés, dos pratos, de tudo. Nada se sustentará pelo comum, isso Douglas garante. Lembrando que o coquetel começa a ser servido às 21h e, em seguida, o público será direcionado para a área climatizada, para o início real dos festejos. Para os que querem participar desse momento, os ingressos, por R$ 600, estarão disponíveis na Dona Santa, a partir do dia 12 deste mês. Para os que forem, bons sonhos!

Nenhum comentário: