segunda-feira, 16 de abril de 2012

"Jiro dreams of sushi”: uma viagem gastronômica de delicadeza, perfeição e arte

Por Ana Brito
Especial para o Cacimba de Letras
Imagens: Divulgação


Desculpem-me. Entendi que não levo jeito para blogueira, nem mesmo como uma eventual colaboradora de um blog conceituado como o cacimbadeletras. Meu perfeccionismo, combinado com minhas múltiplas atividades em terras estrangeiras, são incompatíveis com a velocidade exigida pelas redes sociais. Tenho acumulado textos com um razoável acervo de fotos, sensações e degustações em diferentes cafés, restaurantes e bares na Bay Area, mas diante da dificuldade de selecionar um deles para publicação, e da minha paixão pelo cinema, resolvi dividir o meu deslumbramento com o filme Jiro dreams of sushi, a mais fascinante e intrigante viagem gastronômica que tive neste final de semana.


O filme é sobre sushi, ou melhor, sobre Jiro Ono, de 85 anos, considerado o maior chef de sushi do mundo, cuja excepcional trajetória, por si só, já garantiria uma grande película. Mas o Diretor estreante David Gelg conseguiu traduzir a emocionante história de Jiro, através da técnica de fazer sushi, num hino intrinsecamente atraente de arte e bom gosto, em todos os sentidos. O roteiro encanta pela simplicidade e sofisticação. A simples visão de trabalho de Jiro, um chef único no mundo, incansável, delicado, perfeccionista, elegante é um retrato de tirar o fôlego de um grande artista. A fotografia é tão exuberante quanto à barriga do atum, e o brilho que confere a cada peça de sushi dá a sensação de pequenas grandes obras de arte. Enfim, o filme é lindo e cativante, feito para deliciar cinéfilos, gourmets, amantes do trabalho e dos que perseguem a perfeição.


E tem mais, com as visões requintadas de sushi, o filme tem uma enorme chance de fazer a cabeça dos espectadores que sairão correndo do cinema para devorar a iguaria no restaurante japonês mais próximo. Ou mesmo, os aficionados por sushi que podem desembolsar no mínimo U$ 300,00 dólares pelo jantar e viajar até o Japão, ficará tentado a reservar um lugar no Sukiyabashi Jiro, restaurante de apenas 10 lugares, localizado em uma estação de metrô de Tóquio, e o primeiro de seu tipo a ser premiado com um prestigiado três estrelas Michelin. Mas não se iludam mesmo os mais endinheirados, os amantes do sushi de todo o mundo fazem uma verdadeira peregrinação, e precisam reservar um lugar com meses de antecedência!

Nenhum comentário: