terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Barreado em Morretes

Por Eliza Brito
Imagens: Cacimba de Letras e Daniel Leal


Trem
Serra do Mar


Estava bastante curiosa para comer o famoso barreado quando resolvi fazer o passeio de trem de Curitiba até Morretes, uma cidadezinha fofa do interior do Paraná. A distância entre a capital e a cidade litorânea é pequena, menos de 80 quilômetros, mas o passeio de trem pela Serra do Mar demora quase quatro horas. As paisagens são lindas, mas, se eu soubesse que ia ser tão monótono, teria ido de van.

Barreado
A carne

Cheguei à cidade de Morretes morrendo de fome! Como já tinha lido que o restaurante O Casarão era dos mais tradicionais, fui direto pra lá. É claro que a pedida foi o barreado. O prato - que consiste em carne cozida com arroz e farinha - tem como segredo a preparação da carne, que leva 20 horas sendo cozida na panela de barro. A proteína fica desfiada e banhada em um caldo grosso. O gosto é parecido com o da carne de cozido, que eu adoro. Para acompanhar, pão, vinagrete de frutos do mar, bolinho de peixe e maionese de batatas, tudo uma delícia.

Banana Flambada

Para a sobremesa, comemos a banana flambada, que é especialidade da casa. Lembra a cartola, mas no lugar do queijo o acepipe leva sorvete de creme e calda de morango. Achei a banana deliciosa, mas os acompanhamentos enjoativos. Depois de tudo foi hora de passear pelas ruazinhas de Morretes e conhecer Antonina, uma cidade que parou no tempo. Tudo saboroso e marcante, como todo bom barreado.

Centro de Morretes

Serviço
Largo Dr. José Pereira, 25, Centro Histórico – Morretes / PR
Telefones: (41) 3462.1314
casaraomorretes@gmail.com

Nenhum comentário: