quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Em 2013 eu vou cozinhar

Por Lucas Lima
Imagens: Camila Sátiro e Cacimba de Letras

 .
Comecei 2013 cheio de novas resoluções. Tentei, até agora, colocar a maioria em prática: ver mais filmes, continuar com uma alimentação saudável e balanceada, malhação, sair um pouco menos... Não consegui engrenar a leitura ainda, mas há fé. Entretanto, depois de mil anos, voltei a me aventurar entre temperos e panelas. Aos poucos, na cara e na coragem. 

Em duas semanas, já foram dois jantares para a pessoa mais importante da minha vida (eu mesmo), um jantar com menu (quase) completo (bruschetta, lula frita, risoto de frutos do mar) para três amigos mais do que queridos e uma tentativa frustrada de fazer biscoitos para os colegas de um dos trabalhos. Já estou até pensando em imitar Julie e ter um livro para reproduzir no período de 365. Vejamos.

Bom, hoje eu vou compartilhar a experiência do último jantar, retirada da revista Men’s Health. Estava finalizando o treino na academia e fui folhear a publicação, enquanto fazia os 5 minutos finais de bicicleta. Vi a sugestão, facinha, tirei foto e fui direto ao supermercado comprar o que precisava.

A receita era intitulada de papelote de salmão com ervas. Preferi trocar o salmão por tilápia, por ser algo mais leve, mais geração saúde. O resto, segui como sugerido. E ficou bom, modéstia à parte. Uma grata surpresa para uma noite solitária de sexta (sem saída para ver o sol raiar). E aguardem que virão mais!

.
Papelote de salmão (ou tilápia) com ervas

Ingredientes: 1 filé de peixe de 150 g | 1 colher de sopa de azeite | 1 colher de sopa de vinho branco | 2 folhas de manjericão | 1 ramo de alecrim | 1 colher de sopa de água | suco de ½ limão, 1 colher de chá de margarina light | ¼ de tomate picado | 1 colher de sobremesa de cheiro-verde picado | ¼ de pote de iogurte natural desnatado | sal e pimenta a gosto | 1 quadrado de papel-alumínio

Modo de preparo do peixe: No papel-alumínio, coloque o peixe no centro, regue com o azeite e o vinho e tempere com sal, pimenta e as ervas. Feche o papel como se fosse um envelope. Leve ao forno alto e deixe por 15 minutos (o meu demorou quase 40 minutos para ficar no ponto). 

Modo de preparo do molho: Junte o suco de limão, a água e o sal e deixe ferver. Adicione a margarina e mexa bem, até ferver novamente. Em seguida, acrescente o tomate e o cheiro-verde. Retire do fogo e coloque o iogurte. Despeje sobre o peixe e sirva-se. 

Um comentário:

Camila disse...

Vale dizer que arrasou no jantar lá de casa também. O risoto de frutos do mar, em especial, estava divino. Detalhe para o ponto do polvo. Acho que nunca tinha comido um tão bem feito. Coisa linda! Continue assim, se realizando e fazendo a felicidade dos amiguinhos. :D