quarta-feira, 26 de março de 2008

Crepes e calmaria

Por Lucas Lima

Crepe: originário de Saint Germain des Pres, cidade francesa localizada perto de Paris. Comida corriqueira no cardápio dos camponeses na Idade Média. Esses, tinham até o costume de deixá-lo aberto à mesa para atrair a sorte.

Não, a descrição acima não foi encontrada no Wikipédia ou no Google. Estava em um quadro feito com um pano bordado, pendurado em uma das paredes da Creperia – Crepes e Saladas, localizada em Olinda. O restaurante foi fixado em uma daquelas casinhas antigas do bairro, e os proprietários fizeram questão de dar ares arcaicos e bucólicos ao ambiente. Logo na entrada, uma flor “recepciona” a clientela. Outras flores semelhantes vão ser encontradas nas paredes e em cima das mesas [todas de madeira, na parte interna, algumas com aqueles bancos compridos, sem encosto, que só me lembram cozinhas de engenho]. Para completar, quadros e máscaras que remetem ao carnaval pernambucano.

Na Creperia, a massa do crepe é fina e um pouco molhada, diferente, por exemplo, da encontrada no La Plage [ver aqui], que é mais seca. Além dos crepes habituais, opções diferenciadas como o de Marisco, que leva mexilhão, filé de peixe, camarão, creme de leite e vinho do Porto. Outro interessante é o de Chouriço Português que, além da iguaria, é acompanhado de queijo prato e mussarela, ovos cozidos, azeitona e orégano.

Já os que se deliciam com o gosto do molho de tomate caseiro, podem escolher no cardápio opções com esse ingrediente, como o Floresta [presunto, molho de tomate, creme de leite e orégano]. Quer algo com curry? Então a pedida é o Indiano [quatro queijos, carne moída, molho de tomate e orégano]. Todos esses provados e aprovados!

Preços acessíveis, bons crepes, pizzas, saladas e sorvete. Quer algo mais? Os ares calmos das ladeiras de Olinda. Precisa dizer mais alguma coisa?

Serviço
Praça Cons. João Alfredo, 168, Carmo – Olinda
Fone: (81) 3429.2935

Nenhum comentário: