segunda-feira, 7 de abril de 2008

Comida da terra no café e no almoço

Por Lucas Lima
Imagens: Cacimba de Letras

O embrião do Cacimba de Letras foi gerado no Casa de Taipa, restaurante do tipo self-service de comida regional, localizado em Casa Forte. Uma casa modesta na Estrada do Encanamento, que pode até passar despercebida pelos que trafegam por ali. A frente é de taipa mesmo. No piso da entrada, pedaços de garrafas; nas mesas, pano de xita, tudo para dar o clima de “da terra”.

Aberto em dezembro de 2007, o restaurante tem proposta semelhante ao do Parraxaxá: oferecer todas aquelas comidas que deveriam figurar semanalmente [ou até diariamente] na nossa mesa, as que representam nosso histórico cultural e gastronômico. Munguzá, tapioca, pamonha, canjica e pé-de-moleque, no café da manhã, e vaca atolada, feijoada, charque e bode, no horário do almoço. Tudo preparado pela chef Mona Lisa Desmoulins, que tem raízes em Caruaru e aperfeiçoou o talento nato em cursos no Senac e na Faculdade Maurício de Nassau.

Mona Lisa conta que, na Casa de Taipa, o café da manhã é oferecido apenas aos domingos, das 7h30 às 10h, mas dá para chegar um pouco depois desse horário e ainda encontrar o buffet posto. Só não vale abusar! Além das comidas já citadas, atenção para o requeijão caseiro - preparado com queijo manteiga e coalho, leite e trigo - que, sem dúvida, tem gosto superior aos que compramos no supermercado, e para a tapioca ensopada no coco. Há ainda, para os que querem mais “sustância”, charque com macaxeira e a lazanha nordestina, que lembra a macaxeira gratinada.

Para o almoço, servido de terça a domingo, das 11h30 às 15h, sempre são oferecidos dez pratos principais e dez guarnições. A chef avisa que busca mudar semanalmente o cardápio oferecido, trazendo ao público desde o famoso bobó de camarão até o bacalhau ao Brás e o quiche de berinjela e geléia de damasco. Para sobremesa, a sugestão é a quenga gelada [foto], criada por Mona Lisa, que leva cocada mole, sorvete de tapioca e calda de caramelo. Realmente uma delícia!

O buffet de café da manhã custa R$ 19,90 e o do almoço, R$ 20,90, o quilo. E, para os que quiserem levar um pouco dos quitutes para suas casas ou festas, não há problema: é só encomendar!

Serviço
Estrada do Encanamento, 1042, Casa Forte – Recife
Fone: (81) 3268.1673

Nenhum comentário: