sábado, 26 de abril de 2008

Patrimônio imaterial à mesa

Por Lucas Lima

São quase 150 anos figurando no hall da doçaria de tradição brasileira. Já reconhecido e aprovado pelo paladar popular, o bolo Souza Leão agora é Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado. O projeto de Lei, do deputado Pedro Eurico, foi sancionado pelo governador Eduardo Campos, colocando a delícia no mesmo patamar da tapioca, agraciada com o título há dois anos.

O bolo Souza Leão nasceu no velho Pernambuco dos engenhos de açúcar, pelas mãos de dona Rita de Cássia Souza Leão Bezerra Cavalcanti. A idéia era fugir dos ingredientes europeus e agregar à culinária as especiarias da terra, como a mandioca. A aprovação foi imediata. Em visita ao Estado, D. Pedro II provou e elogiou a iguaria, o que ajudou a difundir a receita para outras regiões do país. Hoje, o bolo já foi apresentado em diversas festas oferecidas pela Embaixada Brasileira na Europa, pontua Neide Shinohara, professora do curso de Gastronomia da UFRPE.

Neide afirma que, durante pesquisa realizada com a professora Conceição Lopes, foram encontradas diversas variações da receita, por causa da ramificação da família Souza Leão. A pesquisadora, inclusive, está elaborando material para desvendar a especiaria, com o auxílio de membros da família do Engenho Moreno, representado por Eudes de Souza Leão Pinto.

Apesar das variações, um ponto é fato: o bolo é bastante calórico. São 261,51 Kcal por 100g do prato, que leva 16 gemas. “Esse bolo para quem faz dieta é um escândalo de calorias. Mas vale a pena correr o risco”, brinca Neide.

Para os que se arriscam na cozinha, segue abaixo a tradicional receita.

Bolo Souza Leão

Ingredientes:

1 kg de açúcar
2 xícaras de água fria
2 xícaras de manteiga
1 colher (chá de sal)
1 Kg de massa de mandioca (puba)
16 gemas
3 xícaras de leite de coco
3 paus de canela
1 colher (chá) de cravos da índia
1 colher (chá) de sementes de erva doce

Modo de preparo:

1. Aqueça o forno em temperatura alta (220ºC).

2. Unte com manteiga uma fôrma redonda alta de 27cm.

3. Numa panela, ponha o açúcar e a água e misture. Leve ao fogo alto e, mexendo sempre, deixe o açúcar se dissolver e a calda começar a ferver. Pare de mexer e deixe a calda ficar em ponto de fio brando. Tire do fogo, junte imediatamente a manteiga e o sal, misture e deixe esfriar completamente.

4. Numa tigela, ponha a massa de mandioca, e alternadamente, junte as gemas uma a uma e o leite de coco, amassando bem. Acrescente a calda fria e misture. Coe três vezes numa peneira fina e adicione as especiarias.

5. Despeje a massa na fôrma, leve ao forno pré-aquecido e asse em banho-maria cerca de 50 minutos ou até ficar dourado.

6. Tire do forno e deixe amornar. Desenforme, deixe esfriar, passe para um prato de servir e leve à mesa.

Nenhum comentário: