quarta-feira, 21 de maio de 2008

Clima e comida matutos do almoço ao jantar

Por Lucas Lima
Imagens: Cacimba de Letras

"Aqui não tem chefe, o que tem é um cozinheiro. Daquele das antrolas, que tem mão boa e cozinha pra c...". O cozinheiro em questão é o Paulo Correa, 26 anos, e sem nenhum curso de gastronomia no currículo. O que não é problema, vide o talento nato para, apenas com o paladar e boa vontade, ir reiventando receitas tradicionais da nossa culinária.

O tal cozinheiro é o responsável pelo cardápio do Facão, que a partir desta semana inicia o atendimento no horário do almoço, de terça a domingo, e fica até o cair da madrugada. Para os famintos do meio-dia, cinco novas opções de pratos especiais estão disponíveis, ao custo de R$ 8,90. Entre eles, o Frango ao molho de queijo, arroz e fritas e o Peixe [filé de merlusa] com molho de limão acompanhado de arroz, purê e legumes [foto]. Atenção nesse último para o molho de limão, que pode deixá-lo com gostinho de torta de limão na boca.

O cardápio também ganha novas opções de petiscos, como o "As quatro donzelas e seus acompanhantes". Trata-se de espetinhos de carne de sol, coração de galinha, frango e camarão, acompanhados de macaxeira frita, molho de queijo e batata-frita. Nesse, sem dúvida, enche os olhos a macaxeira, que é preparada com queijo. Entre os engordiets, vulgo sobremesa, a novidade é o bolo de rolo com sorvete de creme e calda de chocolate.

IDÉIAS – O ambiente do Facão é um destaque a parte. Toras de madeira fazem parte do piso. Uma das mesas do local, com 240 lugares, se utilizou do tronco de uma árvore como base, que ganhou tampo de vidro. Redes estão espalhadas, para os mais preguiçosos. Tem até uma roda d'água e, em breve, um "poço dos desejos". Já para os "pecadores", um confessionário, onde são depositados os causos. No fim do mês, as melhores histórias são escolhidas e colocadas em um grande mural, para vista geral.

Todo o clima matuto e bromeiro é fruto da imaginação do tal cozinheiro, que ainda lembra que o Facão pode ser uma boa opção para assistir aos jogos do Brasileirão e para fazer uma festinha com os amigos, em um espaço reservado com 40 lugares. Só não vale fazer besteira, porque o que não falta é facão espalhado pela casa para tirar a brabeza dos mais saidinhos.

Serviço
Estrada das Ubaias, 388, Casa Forte - Recife
Fone: (81) 3265-2203

Nenhum comentário: