sexta-feira, 2 de maio de 2008

Delataci aposta na cozinha simples e minimalista

Por Lucas Lima

Um café minimalista e com cara de cozinha da vovó. Essa é a proposta da chef Taciana Teti com o seu Delataci, que funciona na descolada loja de roupas Misancene, no Espinheiro. O espaço do estabelecimento lembra os terraços das casas de interior, com grandes mesas de madeira e jardim. Para incrementar o clima, uma grande janela roxa, com desenhos que remetem ao espírito interiorano.

Taciana comenta que o cardápio da casa foi pensado para oferecer porções individuais dos quitutes que as nossas avós nos preparam. Sanduíches, quiches, cocadas, bolos [um tipo a cada dia], pudim... Esses dois últimos, inclusive, são oferecidos em formatos que remetem à comidinha feita em formas de casa de boneca. Realmente uma graça!

Apesar de oferecer pratos comuns, Taciana - formada em gastronomia pela Universidade de São Francisco de Quito, no Equador - deu toques de originalidade aos pratos. O enrolado de charque é uma adaptação ao escondidinho. Aqui, ele vem no formato de rocambole, e a massa da macaxeira tem a textura de pão. Indagada como se faz isso, a chef apenas ri, como quem diz que certos segredos não podem ser revelados. Ela ainda atenta para o pudim, que, no lugar do leite condensado, leva doce de leite e uma calda de açúcar com gosto de mel de engenho.

Para beber, claro, café e chá, além de vinhos em pequenas garrafas, para degustar no local ou levar para casa. Todas as quintas, a partir das 19h, Carol Levy, que comanda a Misancene, ensaia com sua banda no local, cantando sambas consagrados. Nos eventos, cervejas e alguns quitutes de barzinhos, como cestinha de pão de alho, são acrescidos ao cardápio.

CHEF – Taciana Teti se formou em gastronomia em 2003 e, ainda no Equador, trabalhou testando produtos e criando receitas para a Kraft Food, que produz para Nabisco, Tango e Royal. Já de volta ao Recife, foi chefe de cozinha do Assucar, no Paço Alfândega, e deu consultoria, juntamente com Lícia Maranhão, para o Nez, em Casa Forte. Além do Delataci, é professora do curso de Gastronomia da Faculdade Boa Viagem e comanda, com Lícia, o Atelier das Chefes, que organiza reuniões e festas.

Serviço
Rua da Hora, 647, Espinheiro – Recife
Fone: (81) 3221.0538

Um comentário:

Unknown disse...

O lugar é excelente!! roupas maravilhosas exclusivas!! amei!!! vale a pena conferi