sexta-feira, 20 de junho de 2008

Certo, errado, costumes e afins

Por Lucas Lima
Imagem: Cacimba de Letras

Aproveitando a visita ao Sushi Yoshi, resolvemos tirar dúvidas e desvendar mitos da culinária japonesa com Seu Yoshi [foto]. Primeiro, ele diz que o sushi pode ser degustado com a mão, deixando o hashi de lado. Mas isso jamais deve ser feito com o sashimi.

O wasabi [raiz forte] é usado para unir as partes do sushi, além de dar um gosto mais picante à peça e eliminar possíveis bactérias. Seu Yoshi diz ainda não ser contra as readaptações da gastronomia japonesa, como colocar manga, morango e cream cheese.

Sobre a ambientação, indagamos o motivo de quase todo restaurante ter uma estátua de um gato em suas dependências. Seu Yoshi disse que aquilo nada mais é do que um “porquinho”. Pode notar que o gato sempre está agarrado com uma moeda, com inscrições do tipo “Abre caminho”, “Saúde”... Desejos de coisas boas, em resumo.

Servir sushi em um barco, o que significa? “Nada!”, foi a resposta. “Mais alguma coisa senhores? Estou liberado?”. Está, seu Yoshi! Até porque a gente precisa do senhor na cozinha, se não, nada de sushi hoje!

Nenhum comentário: