sexta-feira, 4 de julho de 2008

Tratado sobre a gastronomia popular

Por Lucas Lima
Imagens: Divulgação

Comedoria Popular – receitas, feiras e mercados do Recife pode ser resumido como uma declaração de amor aos pratos simples e apetitosos encontrados nas panelas dos estabelecimentos populares da capital pernambucana. O livro é um tratado sobre o tempero sem sofisticação e certeiro das iguarias que dão vida aos boxes do Mercado da Madalena e da Boa Vista, por exemplo, ressaltando a funcionalidade dos ingredientes e fatos históricos relacionados a eles.

O trabalho é assinado pela gastrônoma Ana Claudia Frazão, e conta ainda com fotos instigantes de Miguel Igreja, Ghustavo Távora e Josivan Rodrigues. São 65 receitas, divididas entre os pratos salgados, como sururu ao molho de coco e lingüiça do Sertão com fruta-pão, e os doces, destacando o bolo pé-de-moleque e o pão doce com caldo de cana.

Além das receitas, Ana Claudia [foto 2] remonta o processo de formação da nossa culinária, através da junção de elementos africanos, portugueses e indígenas. Há ainda um breve histórico das feiras e mercados populares do Recife, e uma homenagem aos ilustres que dão vida a esses "templos", como o querido seu Microfone.

Comedoria Popular tem um belo projeto gráfico e pode ser encontrado por módicos R$ 20. Os primeiros mil exemplares ainda vêm com uma bolsinha de feira. Um bom livro para os que querem desvendar um pouco mais sobre as feiras e mercados populares do Recife, e principalmente para os que querem se arriscar na preparação dos gostos indispensáveis da nossa mesa.

Nenhum comentário: