quarta-feira, 30 de julho de 2008

É: uma aventura gastronômica

Por Eliza Brito
Imagem: Google
.
Quente, temperado. São esses os significados da palavra É na língua Tupi. São esses também os símbolos da filosofia Douglas Van Derleyana, que me permitam o neologismo. Criado em Caruaru, o artista plástico das panelas foi estudante de comunicação social e comissário de bordo antes de se tornar chef. E, acredito eu, deve ter feito tudo com a mesma ousadia e autoconfiança que utiliza para comandar a sua cozinha.
.
Sofisticado, Douglas se utiliza de ingredientes simples e quase inexplorados para criar entradas finas e delicadas, como a feita com farofa de pipoca e filé. Se o prato parece inusitado, que tal algodão doce com foie gras? O gostinho do algodão doce remete à infância feliz. Para quem prefere as receitas mais clássicas, uma opção é o arroz de pato, que além de arroz e pato desfiado leva aspargos, chouriço, molho de tomate e batata doce frita e em tirinhas. Como todo bom prato português, o risoto é molhadinho e bem temperado. Agora, se o pudor for orientar as suas escolhas, melhor nem colocar os pés no restaurante.
.
Intimista e cosmopolita, o É quer mesmo é surpreender. Desde a culinária contemporânea a pia do banheiro - aromatizada com laranjas, morangos, limões e uvas - tudo no restaurante é resultado de desconstruções das regras e técnicas tradicionais. Para o comissário de bordo que abandonou a aviação pelo estudo de cozinha na França, com o argumento de que se ele abrisse uma barraca de cachorro quente, faria sucesso, a ousadia não é apenas acessório, é peça fundamental. E para não contrastar com a personalidade do chef, uma noite no É não pode ser nada menos do que uma inesquecível aventura gastronômica.
.
Serviço
Rua do Atlântico, 147, Boa Viagem - Recife
Fone: (81) 3325.9323

4 comentários:

deboradebarrosalves disse...

Queridos!
Adorei o blog! Ja esta nos favoritos...!
beijo grande!

Anônimo disse...

Lizinhaa.. assim até eu fico com vontade de comer pipoca ao molho de manga.... ahahahah! Mas falando sério.. eu fiquei curiosa.. quando vai ter outro restaurante week hein?!

beijo!

Anônimo disse...

gente, que prato é esse na foto?
vocês podiam colocar as legendas, né? pra gente não morrer de curiosidade.

Eliza Brito disse...

Joana, esse é o camarão com queijo do reino e flores comestíveis. Eu não citei ele no texto, mas a foto tá legal e esse prato é um dos mais interessantes do cardápio. Você come o camarão e depois come uma pétala com molho shoyo para limpar o paladar, é super legal!
Beijos,
Eliza