quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Bistrô em questão

Por Eliza Brito
Imagem: Google

A palavra "Bistrô", por incrível que pareça, é de origem russa e significa rápido. Tudo começou quando Pedro o Grande expulsou Napoleão de Paris e as tropas russas ocuparam a cidade. Quando iam aos restaurantes da capital francesa os soldados gritavam "bistrô, bistrô", ou seja, "rápido, rápido". Hoje, bistrô é sinônimo dos pequenos, tradicionais e charmosos restaurantes de inspiração francesa. E no Recife, o Raval é um dos poucos espaços que podem ser definidos assim.

Pequeno, aconchegante e com culinária de influência francesa, o Raval é daqueles locais agradáveis e intimistas. Para quem aprecia um bom vinho, o restaurante é uma opção mais do que acertada. Agora, para quem gosta de comida fresca e bem temperada, o lugar talvez não seja a melhor alternativa.
.
Para os fãs de camarão, a pedida deveria ser o risoto raval [foto 1], que leva camarão e alho poró ao molho curry. Os camarões pequenos que "enfeitam" o prato provam que o crustáceo não é fresco. O molho, por sua vez, é tão forte que inibe o sabor dos outros ingredientes da receita. De entrada, eu não recomendo o tartare de salmão [foto 2]. O prato pode vir tão frio que será difícil degustá-lo. E de sobremesa, o creme brune, de chocolate meio amargo com castanhas e canela, contrasta com o resto das pedidas e torna o momento mais doce e saboroso.

Vale ressaltar que o local é referência da culinária francesa na cidade e que o cardápio do restaurante oferece opções de massas, aves e carnes além dos frutos do mar. Quem pretende conhecer um bistrô vale dá uma passadinha no Raval e torcer para não ter a mesma sorte que eu tive.

Serviço
Rua do Cupim, 166, Graça - Recife
Fone: (81) 3222.4677

Nenhum comentário: