sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Hitória açucarada

Por Eliza Brito
Imagem: Google

Já tive muitos sonhos nessa vida. Como fiz ballet clássico durante oito anos da minha existência, o primeiro deles foi ser bailarina. A fase passou e o sonho mudou. Passei oito meses na Espanha e o sonho passou a ser me formar e virar uma jornalista internacional. Voltei para a falta de perspectiva brasileira e o sonho desmoronou também. Ontem acabei de ler Açúcar de Gilberto Freyre, e meu atual sonho é escrever tão bem quanto ele.

Açúcar é um presente sociológico, histórico e, claro, culinário para todos os pernambucanos e brasileiros interessados em qualquer um dos temas. Inteligente e revolucionário, Gilberto Freyre sabia, ainda no começo do século XX, que nada mais importante para a cultura de um povo do que suas características gastronômicas. Então o livro é mesmo para se deliciar com as origens da nossa cozinha. E para quem deseja aprender receitas de bolos, doces e sobremesas tradicionais da mesa pernambucana tem na obra um "prato cheio".
.
O passo a passo do bolo Souza Leão, a maneira de fazer do também famoso bolo engorda marido... Por causa dessas e outras receitas, o livro é um valioso documento da nossa cultura. Sem contar que com com uma escrita moderna e simples, Açúcar se torna um passatempo muito mais agradável e instrutivo do que qualquer palavras- cruzadas.

Nenhum comentário: