sexta-feira, 29 de agosto de 2008

O pedante da cozinha para a mesa de cabeceira

Por Lucas Lima
Imagem: Divulgação

Livros de receitas são essenciais para alguns. Pensou em preparar um jantar? Escolhe a carne e abre o livro para descobrir qual o melhor preparo para o momento. Os que realmente usam sempre o material para consulta podem comprovar isso a partir dos respingos de molho e pedaços de folhas nas páginas. E até mesmo um pequeno osso de galinha ali pelo meio.

O Pedante na Cozinha, de Julian Barnes, revela um pouco desse universo, com alguma pitada de humor. O pedante é um cozinheiro doméstico que faz praticamente tudo com um livro do lado – ou mais de um. Possui um acervo considerável, e repassa ao leitor os dez mandamentos daqueles que buscam uma biblioteca satisfatória e usual.

Sempre acaba estressado com detalhes que o tiram do sério - quanto há de sal em uma pitada?, e um pouco, o que significa? A aparência do prato é outro problema enfrentado por ele, que já se conformou: o preparo nunca fica igual ao das fotos das receitas.

No fim das contas, o cozinheiro pedante é quase um jornalista gastronômico frustrado por não saber cozinhar de verdade, apesar de dizer que a gastronomia é apenas um hobby. Independente de qualquer coisa, vale o empenho do pedante em entreter o leitor com suas receitas e erros. E a facilidade de quem lê de, mesmo assim, acabar com água na boca e vontade de cometer todos os erros descritos mais uma vez.

Nenhum comentário: