segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Se deixe colonizar

Quem estava sentindo falta dos sabores internacionais por aqui pode agora se deliciar com a experiência do nosso correspondente Leonardo Parnes na terra do Portugueses. Porque nossos antigos colonizadores conquistam mesmo é pelo paladar.

Piada de Português

A cidade do O Porto talvez não seja o destino preferido de muita gente. Talvez não seja o destino que eu escolhesse se tivesse a possibilidade de conhecer apenas um lugar do mundo. Mas Porto é uma das cidades, naturalmente, mais belas da Europa. Para quem é de Recife ou vive em alguma cidade brasileira influenciada pelo colonialismo português, se sentir em casa é fácil. E é muito bom falar português depois de tanto tempo só no Castellano ou Inglês. O fato é que O Porto é maravilhoso, e a única coisa que supera a linda paisagem da cidade é a comida.

Meu primeiro conselho é por procurar uma das inúmeras adegas que existem à margem do rio. Ali você pode desfrutar de um delicioso vinho do porto como aperitivo ou sobremesa. Aconselho a Adega Taylor, a visita é grátis, a degustação é grátis e, apesar da ladeira que é preciso subir, o visual vale o esforço. Depois de experimentar um dos ícones Portugueses vale a pena cruzar a ribeira e procurar um restaurante que fica em uma rua paralela a rua da Ribeira. O restaurante tem uma decoração super kitche, com notas e moedas de todo o mundo. O dono é o gerente e a mãe dele é a cozinheira. Apesar do clima familiar, tudo é muito profissional.

Comece com bolinhos de bacalhau [foto 1], saem na hora, quentinho e são deliciosos. Para o prato principal você pode escolher um Bacalhau ao forno [foto 2], que é espectacular, ou uma picanha brasileira [é assim que eles chamam], que também é bem gostoso. Se for a primeira vez que você vai, peça o bacalhau. Para a sobremesa, pode escolher qualquer uma, todas são deliciosas. No final da tarde é interessante passar no Majestic para tomar um chá ou um café. O lugar parece que parou no tempo e as guloseimas são uma viagem à parte. Não se preocupe com o quanto você vai engordar, subindo e descendo ladeira o dia todo é provável que você perca os quilinhos ali mesmo.

Serviço
Degustação do Vinho do Porto – Grátis
Porção de bolinhos de bacalhau – 6 euros
Bacalhau ao forno para duas pessoas – 15 euros
Endereço: Rua da Fonte Taurina - O Porto / Portugal

Nenhum comentário: