sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cerveja para ler

Por Lucas Lima
Imagem: Divulgação

Praia, sol e cerveja fazem o trinômio perfeito para uma manhã de domingo. O último elemento também é cultuado em tardes chuvosas ou noites de frio. Na verdade, não importa o tempo, beber uma cerveja gelada é sempre tendência. O costume de degustá-la existe há cerca de seis ou oito mil anos, não se sabe ao certo. Sabe-se, contudo, que hoje essa é bebida alcoólica mais consumida em todo o mundo, estando o Brasil entre o quinteto que busca mantê-la no topo do ranking.

A Cerveja foi escrito pelo jornalista gastronômico Josimar Melo, da Folha de São Paulo, e nos agracia com alguns dos dados descritos acima. O livro pode ser devorado após o almoço com facilidade, e funciona como a coleção "O que é", que somos obrigados e ler na universidade. Contudo, neste caso, a leitura é prazerosa e deixa ensinamentos básicos para serem testados logo mais em uma mesa de bar abastecido com diversos tipos da bebida.

História da cerveja no mundo, as marcas populares no Brasil, os mais variados tipos [clara, escura, doce, amarga, feitas a partir do processo de baixa ou alta fermentação...] e até mesmo como cada variação deve ser colocada no copo são descritos. Ditados populares também são citados, e taxados como errôneos, como o de pedir a cerveja estupidamente gelada - que não é de todo correto.

O preço é salgado para o formato do material. Mas é só fazer aquela vaquinha com os amigos cervejeiros, ler tudo e marcar a primeira aula prática.

Nenhum comentário: