sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Bolo de tradição

Por Lucas Lima
Imagem: Divulgação

Está prestes a casar? Então veja o costume que acabo de descobrir: congele fatias do seu bolo de casamento e, em cada aniversário da união, tire um pedaço e comemore. Segundo a história que ouvi, a superstição foi feita à risca durante 25 anos. E durante todo esse tempo o tal bolo estava bem conservado no freezer, pronto para comer após o descongelamento.

O fato me foi contado por Thiago Asfora. E o tal bolo produzido por sua avó, Leoni Hazir Asfora. Há cerca de 65 anos, ela começou a fazer bolos de casamento por encomenda e até hoje sua receita, agora executada pelas filhas Jane e Eliane, continua encantando. Prova disso é que o neto Thiago resolveu abrir uma delicatessen que tem como carro chefe a iguaria. A Casa da Vovó Leoni, no Pina, é pequena, mas contém doces e salgados para um lanche rápido no próprio local, como também produtos para fazer uma boa refeição em casa.

Além dos famosos bolos, com ameixa ou frutas cristalizadas, aqui feitos em formatos menores, para lanche [quilo a partir de R$ 25], doce de jaca e de castanha e coco, chocolates da Faultless e uma variedade de produtos árabes, por causa da descendência da família. Quibe, esfira, charuto, torrada e pão árabes, zaatar [um tipo de condimento], tahine [pasta de gergelim], entre outros, estão disponíveis para a comunidade árabe local e os que querem variar o cardápio.

E, se alguém for casar algum dia na vida, já há um desafio a seguir – e uma indicação de loja onde encomendar. Só espero que a durabilidade da união seja tão promissora quando a tradição dos bolos Leoni.

Serviço
Rua Caraçatuba, 370, Pina – Recife
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 19h; sábado das 9h às 12h
Fone: (81) 3326.7896

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente os bolos de dona Leoni são mais que perfeitos,um orgulho para nos pernambucanos...parabéns as filhas que deram continuidade ao trabalho da sua ilustre mãe Leoni...bjos Ivoneide Melo