sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Novos aromas na Engenho

Por Lucas Lima
Imagens: Reprodução e Sérgio Lobo

Passei vários janeiros em Tamandaré brincando de explorar cajueiros abarrotados da fruta. Um deles ficava bem ao lado da minha casa, e as matronas sempre pediam aos desbravadores a colheita do caju para a produção do suco refrescante. Muito tempo depois das primeiras aventuras, foi preciso podar o dito cujo para não prejudicar o nosso muro e, logo em seguida, a derrubada total para a construção da casa do vizinho. E lá se foi a nossa diversão.

Esse causo me ocorreu já na leitura da primeira linha da matéria de capa da revista Engenho de Gastronomia. A desse bimestre vem com aroma de mudança, como um restaurante com cardápio repaginado. A primeira vista pode trazer um estranhamento, mas basta liberar o paladar para ver as nuances satisfatórias das modificações.

Sai a dupla Bruno-Bruna, chega a equipe da assessoria Exclusiva-BR. Iara Lima ficou encarregada das matérias principais e fez o trabalho com maestria. Humor e referências histórias se misturam em um texto agora mais leve, talvez propício para garfadas de quem não entende muito bem do assunto, mas gosta. Nesse exemplar, a seção intitulada Mercado, com textos curtos, ganhou mais espaço e, particularmente, acho importante textos sucintos para preguiçosos ou os que estão sem tempo para leituras mais apuradas.

Na parte da Engenho de Vinhos, pela segunda vez encartada na edição-irmã, texto explicativo e leve sobre como está a geografia de produção do vinho, assinado por Fernando Albuquerque e Paulo Floro, e sugestões de livros sobre a bebida. Ponto também para a matéria sobre carne de jacaré [foto 3], assinada pela “bela” Iara.

Confesso que vi alguns deslizes na edição do material, mas coisa pequena para quem acaba de chegar e ainda está organizando os detalhes finais da decoração da nova casa, que mesmo assim está bonita de se ver.

Nenhum comentário: