sexta-feira, 6 de março de 2009

Para entender mais de vinho

Por Lucas Lima
Imagem: Reprodução

Gosto não se discute e não se pode dizer que o gostar é errado. Talvez essa seja a afirmação mais desenvolvida durante o livro Não entendo muito de vinho, mas sei do que gosto [R$ 19,90, em média]. O autor Simon Woods quer mostrar com isso que o apreciador da bebida deve degustar aquilo que o apetece, sem se importar com os preconceitos existentes em relação a algum rótulo ou as ladainhas de um "enochato" que deseja empurrar goela abaixo o que ele acredita ser o “top-top” no quesito – mesmo você já tendo afirmado não gostar.

O livro é um “guia prático para quem quer descobrir novos sabores” e descobrir coisas como: os tipos de uva para vinhos tintos ou brancos, as rolhas existentes, o processo que vai desde o plantio da muda até o engarrafamento da bebida e dicas para harmonização e formas de degustação. Woods ainda faz a seleção dos vinhos mais valorizados do mundo, de tintos e de brancos que se destacam.

Em um formato pequeno e leve, a publicação pode ficar na bolsa para elucidar dúvidas sempre que elas surgirem. E, como o autor diz, experimente! Beba o que gostar e saia buscando novos sabores. E não deixe ninguém dizer o que é certo ou errado. Até porque o mundo seria vazio se todos gostassem das mesmas coisas.

Nenhum comentário: