quarta-feira, 1 de julho de 2009

O brigadeiro continua imbatível

Por Lucas Lima
Imagem: Reprodução

Nas festinhas de aniversário o brigadeiro reina, principalmente nas infantis. Não sabia eu que a guloseima surgiu em 1945 para agradar um brigadeiro [patente de oficial general nos Exércitos e Forças Aéreas]. O dito cujo era Eduardo Gomes, que estava na disputa pela presidência brasileira. Ele não ganhou o pleito, mas deixou o doce em sua homenagem como legado.

Essa historinha é contada na edição de junho da revista Prazeres da Mesa, comemorativa aos seis anos da publicação. A matéria especial fala ainda das variações da iguaria, que levam toques de bebidas alcoólicas, como rum e vinho do Porto; uva-passa; e até mesmo wasabi e funghi. Não poderiam faltar, claro, algumas receitas, como a do brigadeiro de chocolate branco, que reproduzimos no final do texto. No site, há ainda o passo a passo para outros deleites!

A revista ainda traz matéria com a chef pernambucana Cláudia Freyre, que preparou receitas especiais a base de milho, como a canjica brûlée e os filhoses de milho. Quer a receita? Ainda dá tempo de comprar a revista [sempre encontro na Livraria Cultura e nos supermercados Pão de Açúcar].

Brigadeiro de chocolate branco
30 unidades
.
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
150g de chocolate branco picado
1 colher [sopa] de manteiga
Raspas de chocolate branco para confeitar
.
Modo de Preparo:
Derreta o chocolate em banho Maria e reserve. Leve o leite condensado e a manteiga ao fogo baixo e quando esquentar misture o chocolate branco. Continue mexendo até dar o ponto, ou seja, desgrudar do fundo da panela. Retire a massa do fogo, transfira para um bowl untado com manteiga, deixe esfriar. Enrole os brigadeiros, confeite com raspas de chocolate branco e coloque em forminhas.

Nenhum comentário: