sexta-feira, 10 de julho de 2009

Para tudo acabar em pizza

Por Lucas Lima
Imagem: Reprodução

Formatos e sabores não faltam. Os preços, que vão desde uma moeda até dígitos mais substanciais, também não. Com mais de seis mil anos de existência, a pizza se reinventa constantemente. Os italianos foram os responsáveis por transformar o protótipo da iguaria, e alguns mais patriotas até tentam criar regras para que o alimento seja preparado com o rigor que manda a tradição da Itália. Discussões à parte, o bom mesmo é saber que a massa adapta-se ao momento do lanche, do almoço rápido ou de um jantar, e que estão sempre por perto.

Uma penca de restaurantes vai celebrar a pizza hoje, no dia dedicado à ela [veja roteiro abaixo]. Quem não quiser sair de casa, pode participar da celebração com as variedades do produto existentes nos supermercados e lojas de conveniência. Brotinho, média ou grande; lombo com catupiry, quatro queijos, peru light, calabresa ou meia mussarela e meia frango; fabricação caseira, da Perdião, Sadia ou de alguma rede de supermercado. As pizzas semiprontas quebram um galho danado na hora da fome e, convenhamos, podem não ser tão boas quanto as das casas italianas, mas estão cada vez melhores e com mais variedades.

Buscando aqui na rede, encontrei pizzas, com uma média de 460g, custando entre R$ 6 e R$ 9. Como estou com preguiça social ultimamente, e cortando custos [além de calorias, como falei em outro post], acho que vou fazer a celebração da massa em casa mesmo. Gastando pouco e comendo apenas uma fatia. Os corajosos podem se aventurar e colocar, literalmente, a mão na massa. Uma opção é a receitinha que encontrei no site da Sadia e decidi reproduzir. O que importa é saber aproveitar!

Pizza com Pão Sírio

Ingredientes
- 4 pães sírios
- 2 tomates médios maduros cortados em rodelas
- Sal e orégano a gosto
- 4 colheres (sopa) Azeite Speciale Sadia
- 400g de Lombo Canadense Sadia cortados em fatias
- 2 cebolas cortadas em rodelas

Modo de Preparo

Coloque os pães numa assadeira e por cima as rodelas de tomate, tempere com sal, orégano e um pouco de azeite. Distribua as fatias de lombo e as rodelas de cebola. Regue com o restante do azeite, leve ao forno médio (200ºC) pré-aquecido e asse por 15 minutos. Sirva em seguida.

Nenhum comentário: