quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Um brinde ao Uruguai

Por Eliza Brito
Imagens: Ana Brito

Conhecer um país é reviver a história. Aqui, ninguém recebeu mais homenagens do que o General Artigas, importante nome da libertação do Uruguai. Assim como os monumentos, a maneira de comer fala por si. E não é preciso muito tempo para perceber a importância da bebida na vida dos uruguaios.

Montevidéu, repito, é uma cidade tranquila. Mesmo assim, é fácil perceber a quantidade de vidro quebrado nas ruas. E mais, não se vê gente comendo sem uma botella ao lado. É como disse a camareira do hotel no meu primeiro dia na cidade: "aqui se toma mucho"!

Os vinhos são frescos e cuidadosamente preparados. A uva do país é o Tannat e o da Bodega Bouza é uma alternativa segura. Eu fiz o passeio pela vinícola e depois conto tudo por aqui. Para quem gosta de vinho branco, uma excelente opção é o medio y medio, bebida feita com vinho branco e espumante, típica daqui e muito famosa no Mercado do Porto, um dos lugares mais deliciosos e interessantes de Montevidéu. E para quem não deseja ficar pasado de copas, que no bom português significa ficar bebaço, existem outras opções.

.
O refrigerante paso de los toros - feito com pomelo, uma fruta cítrica parecida com lima - é uma bebida muito comum por aqui. Parece uma soda limonada que deixa um gostinho de remédio nas papilas gustativas ao final da degustação. O café é péssimo e eu recomendo os de lanchonetes americanas. Ou então vale beber chá.
.
Finalmente, minha mais sincera sugestão é um delicioso Tannat da Bouza, mas desejo muitos brindes - com o que quer que seja - para um 2010 cheio de delícias para todos nós.

Nenhum comentário: