quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Último pedaço do bolo

Por Eliza Brito
Imagens: Ana Brito

Morro de inveja de quem toma um gole de vinho e já sente todos os aromas e peculiaridades do líquido. Eu aprendi a apreciar a delícia, sabendo bem o que me agrada e desagrada quando o assunto é vinho, mas estou longe dos talentos de um experto no assunto. Mesmo assim, me atrevo a algumas palavras sobre a maravilhosa Bodega Bouza, que tive o prazer de conhecer, no Uruguai.

Distante cerca de vinte minutos de carro de Montevidéu, o lugar é um espaço para apreciar. Quem decide fazer a degustação ou alguma refeição no restaurante da Bogeda, ganha uma visita guiada pelo parreiral e ainda pode desfrutar da coleção de carros antigos da família. O passeio é encantador.

As uvas Tannat [foto 2] parecem de brinquedo, o arquivo de todas as colheitas [foto 3] mostra o cuidado com os detalhes e as informações servem para abrir ainda mais o apetite. Só a título de curiosidade, a colheita é feita de feveiro a março e são produzidos vinhos tintos com as uvas Tannat, Merlot e Tempranillo, e vinhos brancos das uvas Chardonay e Albharim. Eles possuem dois parreirais, o Melilla, que tem cerca de oito anos de existência, e o Violetas, com mais de trinta anos. E a melhor colheita foi a de 2007. Mas o que realmente importa é saber que, por lá, a comida segue a tradição dos vinhos e é mesmo algo dos deuses.

Para acompanhar o tinto Tannat-Merlot, 2005, pedi um baby beef que harmonizou super bem. Minha mãe fugiu da combinação perfeita, mas se deliciou com sua pasta de grano duro [foto 4], que estava de fazer inveja a qualquer carnívoro de plantão. E de sobremesa, acertei mais uma vez com o cremoso de chocolate con corazón de pistacho, mais do que irresistível! No final, as belas avenidas de Montevidéu pareciam sem graça comparadas às delícias da tarde na Bodega “elegida por la naturaleza”. E essa parte da viagem ficou com gostinho daquele delicioso último pedaço de bolo, pelo menos para mim.

Serviço
Caminho da Rendenção, 7658 - Montevidéu - Uruguai
Horário de funcionamento: 9h às 18h. Fechado nas quartas
http://www.bodegabouza.com/
bouza@bodegabouza.com

Nenhum comentário: