quarta-feira, 5 de maio de 2010

Tecnologia e sabor na Miolo

Por Eliza Brito


Na cidade de Bento Gonçalves, fiz a visita da vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos. Sinceramente, me impressionei com a tecnologia avançada e a dimensão gigantesca da Miolo! Na visita que fiz à Bouza, no Uruguai, achei tudo bem mais modesto, apesar de ter gostado mais do vinho produzido por lá.

tanques de inox

Na Miolo, a colheita é feita em janeiro. A uva é esmagada e segue para os tanques de armazenamento. Antes eles eram feitos de madeira de araucária, mas hoje tudo é de aço inox, mais higiênico e mais prático por facilitar a medição da temperatura do líquido.
pelos corredores

Os vinhos finos seguem ainda para o setor de envelhecimento, onde ficam em barris de carvalho. Alguns ainda passam para o envelhecimento nas garrafas, como o Lote 43, o melhor vinho da Miolo. Ele é produzido apenas em colheitas perfeitas, por isso só há dele dos anos 1999, 2002, 2004 e 2005.
 
degustação

Depois do passeio pela produção segui para a degustação dos vinhos. Comprei o bônus de vinhos finos e pude degustar os Chardonnay Reserva, o Quinta do Seival Cabernet Sauvignon, o Quinta do Seival castas portuguesas e o RAR. O Chardonnay Reserva é o único branco envelhecido em barrica de carvalho da Miolo e foi um dos que mais gostei. Entre os tintos, destaque para o RAR. Sai de lá impressionada com o Brasil que deu certo. Mas meio decepcionada com o fato de toda aquela tecnologia não ser capaz de substituir o gostinho caseiro, mas extremamente sofisticado da Bouza do Uruguai, tão pertinho dali.

Serviço
RS-444, Km 21, Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves / RS
Fone: (54) 2102.1537

Nenhum comentário: