terça-feira, 4 de maio de 2010

Vinho a vapor

Por Eliza Brito

Maria Fumaça

No penúltimo dia da viagem, fiz o tão famoso passeio de Maria Fumaça. A guia pegou o grupo de turistas no hotel cedo e chegamos todos à cidade de Garibaldi com tempo sobrando. Deu para visitar a Vinícula Garibaldi, uma cooperativa local que produz vinhos caseiros. O rosé deles é delicado, mas o melhor do lugar é passear pelos barris de madeira de Araucária.

em Garibaldi

Finalmente, chegou a hora de partir para a cidade de Carlos Barbosa e pegar o trem. Adorei a sensação de entrar no vagão e escutar o barulhinho do vapor. Durante o passeio: dança gaúcha, italiana e até pecinha de teatro. Tudo muito divertido!

A animação do trem

A primeira parada foi na cidade de Garibaldi, onde houve degustação de vinhos espumantes. Reza a lenda que foi na cidade, em 1913, onde foi elaborado o primeiro espumante do Brasil. A parada final foi em Bento Gonçalves, onde houve mais degustação.

em Bento Gonçalves

Durante todo o passeio, senti falta de um queijinho, um embutido ou, pelo menos, uma castanha. Mas a viagem foi divertida, agradável e ainda mais saborosa do que os vinhos gaúchos.

Nenhum comentário: