domingo, 29 de agosto de 2010

Sabores da Auvérnia

Por Eliza Brito
Imagens: Ana Brito e Google
.
A minha viagem, que já venho descrevendo a alguns posts, começou nas terras de Napoleão. Já conhecia Paris, cidade de incomparável beleza e que fervilha cultura, mas dessa vez fomos desvendar as maravilhas da Auvérnia (Auvergne), uma das regiões francesas. A aula de geografia é simples. A França é dividida em 26 regiões administrativas, das quais 21 estão na França continental, uma é a ilha de Córsega e as outras quatro estão fora da Europa. As 22 regiões da França metropolitana são subdivididas em departamentos. São cem departamentos: 96 metropolitanos e quatro ultramarinos.

A Auvérnia, uma das regiões da França Continental, é formada por quatro departamentos: Allier, cuja capital é Moulins [foto 2]; Cantal, cuja capital é Aurillac; Haute-Loire, cuja capital é Le-Puy-en-Velay e Puy-de-Dôme, cuja capital é Clermont-Ferrand. Em apenas dois dias, eu, minha mãe, minha amiga Natália e uma grande amiga de minha mãe, tia Loli, percorremos quase toda a região, com exceção do departamento do Cantal, de carro.
.
No verão escurece muito tarde por lá, depois das 21h, mas as cidades pequenas não acompanham o ritmo do sol e tudo fecha cedo. Apesar de apreciar bonitas paisagens, fotografar belas igrejas e edifícios históricos, não comi em nenhum restaurante típico, exatamente porque quando chegava aos locais ou já tinha passado a hora do almoço ou do jantar. Isso foi frustante, não vou negar, mas deu para conhecer algumas delícias locais, principalmente os queijos da região.
.
O figalin [foto 3] foi o meu predileto. O queijo branco, com gostinho de ricota, tem figo dentro, o que agrega um sabor especial. Outro branco delicioso é o Le Moulinos Frais. Para quem gosta de queijo amarelo mais suave, o Cantal é uma boa opção - o gosto lembra um gouda. E o que menos gostei foi o Fourne d´Ambert, que lembra um roquefort.

Se tudo fechar cedo, como aconteceu com a gente, a solução é passar no Carrefour, se encher de queijos da região e fazer a festa no quarto do hotel. Pode não ser o lugar mais agradável, mas o gostinho das delícias não vai decepcionar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só pra discordar, o meu preferido é o Fourme d'Ambert!!!! ;)))
Saudades,
de Clermont-Ferrand,
JB

Anônimo disse...

Ah, et l'article est très bien!!!! :)
Bisous!!!
JB