quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bebeu água?

Foto meramente amostrativa e ilustrativa


Por Lucas Lima
Foto: Manoel Júnior


Tanta coisa interessante para ser escrita, e eu me apegando aos pequenos detalhes. Bom, todo mundo falava do preço da água, da Coca-Cola na Europa. Como não curto muito a tal bebida de cola, escrevo sobre a água. Primeiro dia de viagem, andei, andei, andei até encontrar a vida que existia em Paris. Depois de muito, eu precisava comer algo e dar uns bons goles d’água. Daí, veio meu espanto.

Estava saindo do Museu D’orsay, então parei no primeiro restaurante que vi – na rua por trás do centro de arte, na esquina. Pedi uma salada, a água e só depois fui me atentar ao preço da H2O: 5€. Ok, dessa vez, deixei de lado aquela história de não converter e soltei um belo palavrão! Paguei R$ 12,80 em uma água, e nem era uma top.

Felizmente, logo meus amigos franco-brasileiros explicaram que todo mundo bebe água da torneira por lá e que, inclusive, era possível pedir isso, de grátis, nos restaurantes. Bastava pronunciar as palavras mágicas: une carafe d'eau, s'il vous plaît. Depois disso, chegava, normalmente, uma garrafa de vinho cheia de água. E custava 0€. Lindo, gente! Ah, e ainda era possível beber nas fontes espalhadas pelas ruas. 

Dizem que a água da torneira na França é tão recomendável – ou até mais – do que algumas minerais. Em mim, ela dava um certo desconforto – ao menos foi o que disse meu amigo sobre alguns roncos que passaram a ser frequentes na minha barriga. Outro amigo, um tipo sabe-tudo, disse que a água tem bastante calcário – li no Google que pode provocar pedra nos rins. Mas como os franceses continuam magros, felizes e lindos, não temam! Une carafe d'eau, s'il vous plaît!

Ps: Para os que não querem abrir a torneira de jeito nenhum, a dica é comprar água em mercados mesmo. Vale a economia – assim, dá para comprar mais chaveiros da Torre Eiffel para presentear!

Nenhum comentário: