sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cachaça também é cultura

Por Eliza Brito
Imagens: Cacimba de Letras

Destilação da cachaça

Quando chove no Recife, já viu! Trânsito piora, praia nem pensar e passeio ao ar livre muito menos. Uma opção é conhecer a Cachaçaria Carvalheira e fazer um tour com direito a degustação de caipirinha e cachaça. A visita de uma prima paulista de consideração foi a desculpa para conhecer essa opção de lazer e cultura da cidade.

Envelhecimento da cachaça

O tour custa R$ 10 por pessoa e conta com explicações da guia sobre o processo de moagem, destilação e envelhecimento da cachaça. Os visitantes também assistem a um vídeo sobre a cultura da cana de açúcar e aprendem a fazer caipirinha. No final, todo mundo degusta a caipirinha e as cachaças que quiser com o selo da Carvalheira.

Quero um desse!

O mais legal, para mim, foi descobrir alguns mitos que todo pernambucano deveria conhecer. Cachaça de cabeça é o primeiro produto da cana, e não é a melhor, é a que era dada para os escravos. Outra coisa, quanto mais envelhecida a cachaça, mais suave ela fica, mas não menos alcoólica. E se for fazer a caipirinha, tire a parte do meio do limão, ela é que deixa o sabor azedo no drink.

Lojinha cheia de delícias
Quer saber mais? Faça o passeio. Vale pena!

Serviço

Nenhum comentário: