quarta-feira, 28 de março de 2012

Mercado de surpresas

Por Eliza Brito
Imagens: Cacimba de Letras e Daniel Leal

Elevador Lacerda e Mercado Modelo

Conheci Salvador no ano de 2007, quando aproveitei um congresso de minha mãe como uma desculpa para mais uma viagem. Adorei a cidade à primeira vista. Nesse final de semana, cinco anos depois, voltei à capital baiana e reforcei meu encanto pelo lugar. Salvador é cor e mar! Dessa vez, andei no elevador Lacerda, almocei no mercado modelo e rezei na igreja do Bonfim, tudo que tinha faltado fazer na minha primeira visita. E sobre o almoço, não tenho boas histórias para contar.

Moqueca de peixe

Depois de perambular pelas ruas do Pelourinho, resolvi descer o elevador e matar a fome no Mercado Modelo, porque depois já podia aproveitar para fazer umas comprinhas no lugar. Subi para o andar dos restaurantes (2º) e pedi uma moqueca de peixe [R$ 45] no Maria de São Pedro, que parecia ser o mais legal do lugar. O peixe, que serve bem duas pessoas, estava gostoso, mas o arroz e o pirão estavam frios, realmente frios. A fome era tanta e o pedido tinha demorado tanto, que não tive coragem nem de reclamar. No final, nem a vista maravilhosa do lugar compensou.
Maria de São Pedro

Já o passeio pelo mercado rendeu melhores frutos, provei das cocadas ‘moreninha’, que é bem molinha e cremosa dentro e a ‘juriti’, que é uma cocada de forno. Tive vontade de comprar todas as pimentas e todos os doces do lugar, mas me controlei e voltei apenas com as cocadinhas para presentear as colegas de trabalho. Depois da comilança, era hora de agradecer por tudo, na Igreja do Bonfim.

Igreja do Bonfim


Serviço
Mercado Modelo, Praça Visconde de Cairu, s/n, 2º piso
Fone: (71) 3242.5262

Nenhum comentário: