sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Desvendando a culinária do Maranhão

Por Eliza Brito

Centro Histórico


Sempre tive vontade de conhecer o Maranhão, em especial, os lençóis maranhenses. O lugar é realmente lindo, mas a capital do estado, São Luis, também merece uma visita. Apesar do atraso econômico, a cidade possui um centro histórico lindo e algumas curiosidades culinárias bem interessantes.

Restaurante Senac

Cheguei no começo da tarde de sexta e a primeira parada na cidade foi para o almoço. O Restaurante Senac, que fica bem no centro histórico, ao lado da catedral, pareceu uma boa opção, já que é bonito, agradável e oferece um buffet variado e ao custo fixo de R$ 29. Para começar bem, comi peixe, que por lá é sempre muito bem feito, e apostei no arroz de cuxá, prato típico do lugar. O arroz é feito com a vinagreira, erva meio amarga, e com camarão seco e tem um gosto marcante, que lembra maresia e que eu - apesar da surpresa da maioria que não é acostumada com o sabor - adorei.

peixe, salada e arroz de cuxá

Para completar o passeio pela culinária local, provei o guaraná Jesus, que de tão forte na região foi comprado pela Coca Cola, como forma de garantir o monopólio do comércio. De cor rosa, o refrigerante tem um gosto de xarope de chiclete, ou algo do tipo. Eu realmente detestei a bebida, por isso não me sinto apta a discorrer sobre o sabor, já que não consegui beber mais que alguns goles.
guaraná Jesus

Depois da comilança era hora de bater perna pelo centro histórico, tirar muitas fotos legais e conhecer a ponta do farol e a avenida litorânea, só para não dizer que não vimos o mar.

Ponta do Farol
Serviço
Rua do Passeio nº 495, Centro - São Luís / Ma
Fone: (98) 3198.1515

Nenhum comentário: