segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Porque comer é cultural

Por Eliza Brito
Imagens: Cacinba de Letras

O livro Comida como cultura, do historiador italiano especialista em história medieval e da alimentação, Massimo Montanari, é leve, instigante e complexo. Apesar do tom suave da obra, a abordagem é bastante rica e a história da alimentação é discutida de forma a provar que a comida é cultura. Para reforçar a afirmação, o autor utiliza os quatro capítulos do livro para discutir como todo o percurso da comida até a boca humana está relacionado com a cultura.



“A comida é cultura quando produzida, porque não comemos apenas o que encontramos na natureza, mas também criamos nosso próprio alimento; quando preparada, já que este processo criativo implica uma transformação dos produtos-base da alimentação, mediante técnicas elaboradas que expressam as práticas da cozinha; e quando consumida, uma vez que selecionamos o que comer, mesmo podendo comer de tudo, com base nos mais variados critérios (econômicos, religiosos, nutricionais, etc.)”.

Para quem deseja uma leitura com conteúdo, baseada em estudos sócio-históricos sobre a alimentação, mas que seja fácil e agradável de ler, Comida como cultura é uma boa opção de entretenimento pedagógico.  

Nenhum comentário: