quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Brasil no Tordesilhas

Por Eliza Brito
Imagens: Cacimba de Letras e Ana Brito

Museu do Ipiranga

Na última sexta (12), minha mãe já tinha confirmado que íamos ao aniversário de Euclides, amigo dela que terminou virando amigo da família. Então, teríamos que aproveitar a manhã da melhor maneira possível, já que a comemoração seria na hora do almoço. Como eu nunca tinha ido ao Museu do Ipiranga e já conhecia quase todos os pontos turísticos de São Paulo, fui passear pela praça da independência e fazer a visita ao museu. Indico o passeio, até porque o ingresso para visitar o acervo do prédio é super barato e o caminho da praça até o museu é lindo.

Pastéis

O aniversário foi um almoço no restaurante Tordesilhas, perfeito para estrangeiros, já que faz uma releitura de toda a culinária brasileira. Por lá, dá para provar delícias com influências da culinária baiana, do Norte, do Sul, de vários rincões do Brasil. A chef, Mara Salles, é uma fofa e, como era conhecida do aniversariante, foi saber como estávamos sendo atendidos por lá. Tudo mega agradável.

Salada paulista

Para beliscar, pediram pastéis de queijo, carne e camarão. A porção do sabor carne e queijo sai por R$ 22 e a de camarão, por R$ 26. Eu provei o de carne e achei uma delícia: crocante, com muita carne, nada oleoso. Como prato principal, escolhi uma entrada, já que os quilinhos a mais clamam por um regime. Minha pedida foi a salada paulista, que era tão saborosa quanto bonita. Pedi a meia salada, que sai por R$ 17, já que a salada inteira [R$ 29] serve bem duas pessoas. Com folhas, rosbife, tomate, palmito e parmesão, o prato me pareceu completo. O rosbife parecia carpaccio de tão fino e todos os ingredientes eram da mais alta qualidade.

Com a chef

Depois da farra gastronômica, era hora de se empanturrar de cultura na 30ª bienal de São Paulo, cujo ponto alto, para mim, foi conhecer a obra do Bispo do Rosário. Se você vai à cidade até dezembro e gosta de arte contemporânea, não deixe de visitar!

Um pouco do Bispo do Rosário

Serviço
Rua Bela Cintra, 465, Cerqueira César – São Paulo/SP
Fone: (11) 3107.7444

Nenhum comentário: