quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Roteiro enogastronômico no sertão - parte 1

Por Eliza Brito
Imagens: Cacimba de Letras


Recepção com Blisse


Comer bem, viajar, aprender e apreciar um bom vinho estão na lista das coisas mais prazerosas da vida, pelo menos para mim. Fazer uma viagem que inclui todos os itens não podia ser menos do que incrível. E assim foi o turismo enogastronômico que tive o privilégio de ganhar de presente no último final de semana.

Vinícola Ouro Verde

Sai do Recife, ainda na sexta, com o grupo formado pelos sommeliers Emanuel Melo e Marcos Levi com destino a Petrolina. Já na chegada ao sertão fomos recepcionados com uma garrafa de Blisse, a nova bebida da Rio Sol, marca da Vitivinícola Santa Maria, que visitamos no último dia da viagem. Em formato long neck, de 350 ml, a bebida, a base de espumante, tem aromas de morango e cereja e é tipo uma ice de vinho, a proposta ideal para aqueles dias de calor, na praia, na piscina ou no bar. A opção é docinha e refrescante, mas não dá para beber muito porque enjoa. O resto da noite foi livre, mas a semana de trabalho e a vontade de aproveitar cada segundo do dia cheio de atividades me fizeram escolher a cama.

Entre os barris e tonéis de brandy da Ouro Verde

Professores Emanuel Melo e Marcos Levi nos preparativos para a sabragem 

No sábado acordamos cedo, tomamos café da manhã no hotel e partimos com destino à Bahia, mais especificamente a Vinícola Ouro Verde, da Miolo Wine Group. A Vinícola, que produz a linha de vinhos Terranova, inaugurou em outubro de 2008 sua estrutura para receber turistas. Vistamos a cave subterrânea, o engarrafamento, a destilaria, fizemos a degustação do vinho tinto e do brandy, que eu adorei, além de aprendermos como é feita a sabragem, técnica festiva de abertura do espumante, que também degustamos e estava perfeito para o clima quente do lugar. Depois os interessados fizeram as compras na lojinha da vinícola. Mas a melhor parte ainda estava por vir!

Embarcação

Amigas curtindo o passeio

Para completar a delícia de dia, embarcamos no Vapor do Vinho para um passeio de quase três horas pelo rio São Francisco, com direito a comidas típicas, espumante Terranova, música ao vivo e a eclusa na Barragem de Sobradinho, processo que permite que as embarcações transponham o desnível formado pela Barragem.  O Vapor do Vinho é um projeto que nasceu de uma parceria da Bahiatursa e da Vinícola Ouro Verde e me pareceu um dos passeios mais maravilhosos que pude vivenciar no sertão nordestino. 


Eclusa na Barragem de Sobradinho


Serviço
Vinícola Ouro Verde: BR 235 km 40, Santana do Sobrado s/n Vale do São Francisco - Casa Nova / BA
Fones: (74) 3536.1132 / (74) 3527.4243 / (74) 3527.4193 / (74) 3527.4002


5 comentários:

Anônimo disse...

It iѕ appгoρriate time to maκe some planѕ for the future аnd іt's time to be happy. I'vе reаԁ thiѕ post and іf I coulԁ I
dеsіre tο suggest you some interеsting things oг advice.

Mаybе you can wгite nеxt articles referring to this artiсle.
I want tο read more things about it!


Review my web-sіte ... 360bookmarks.com

Anônimo disse...

It's awesome in support of me to have a web site, which is useful for my experience. thanks admin

Review my page :: v2 Cigs review

Anônimo disse...

І'm really impressed along with your writing abilities and also with the format in your weblog. Is this a paid topic or did you modify it yourself? Anyway stay up the nice quality writing, it's raгe to look
a nіcе blog likе this one nowаdays.
.

my ωeb blog - http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

Anônimo disse...

I'd like to thank you for the efforts you've put іn penning this site.
Ι аm hοping to сhеcκ out thе sаme hіgh-graԁe сontent fгоm
you later on as well. In fact, your creative wгitіng abіlitіeѕ has іnѕрired me
to get my own, peгsonal site nоw ;)

my web blοg; http://calanimagealpha.com/

Anônimo disse...

What's up colleagues, its impressive piece of writing about tutoringand fully defined, keep it up all the time.

my blog post :: org.rs