terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Em 2013 eu vou cozinhar: a parte do risoto

Por Lucas Lima
Imagem: Cacimba de Letras

Risoto delicinha!
.
Meu projeto em 2013 eu vou cozinhar deu uma arrefecida por causa das várias prévias carnavalescas, a chegadas de queridos de outros Estados ou Países, o carnaval em si, o excesso de trabalho (e de preguiça)... Mas espero voltar ainda este mês com os preparos. De fato, fiz algumas besteiras, mas nada que merecesse registro.

Como falei no primeiro texto da série, tinha preparado, com muito carinho, um jantar para três amigos em janeiro. Duas entradinhas (bruschetta e lula frita) e um prato principal (risotos e frutos do mar). A sobremesa ficou por conta da dona da casa, que arrasou no mousse de maracujá.

Bom, mas vamos falar do risoto. Não sei exatamente o motivo, mas queria que o primeiro jantar tivesse esse bendito prato. Nunca tinha feito na vida, como nunca tinha cozinhado polvo, o que me disseram ser uma arte, para evitar que ficasse borrachudo. Me indicaram cozinhar o molusco na panela de pressão com temperinhos e uma cebola, a chave do sucesso. Na casa da amiga, cadê panela de pressão? Nada que 45 minutos de fogo na panela normal e um pouco de paciência não pudessem ajudar. Saiu ótimo. 

Fritei o camarão e fiz o mesmo rapidamente com o mexilhão. Como a lula foi servida como entrada, retirei da receita do risoto. Aliás, numa feliz coincidência, o caderno de Sabores, publicado na Folha de Pernambuco e produzido pelos queridos Eduardo Sena e Vanessa Lins, trouxe, naquela semana, na capa, matéria sobre risotos e uma receita com frutos do mar (texto de outra querida, Tatyanne de Morais, AQUI). Era porque tinha que ser mesmo!

Abaixo, reproduzo a receita (e todas da edição de Sabores AQUI). E espero ter mais em breve para compartilhar!

Risoto de frutos do mar
Por Rosanna Bongiovanni, do Barbarico Bongiovanni

Ingredientes:

150 g de lula
150 g de polvo
150 g de camarões
10 colheres de sopa de azeite
01 e 1/2 dente de alho picado
05 colheres de sopa de salsa picada
Sal e pimenta a gosto
600 g de mexilhões
01 e 1/2 copo de vinho branco seco
450 g de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli)
Caldo de legumes

Preparo

Lave a lula e corte-a em pedaços médio.

Lave os camarões, e juntamente aos pedaços de lula e polvo, doure-os em metade do azeite com o alho e a salsa.

Tempere com sal e pimenta, e junte os mexilhões e camarões.

Adicione o vinho branco, misture o arroz e deixe cozer.

Para que o arroz não seque demasiadamente, vá acrescentando caldo de legumes. Deixe repousar por uns minutos antes de servir

Rendimento: seis porções.

Um comentário:

Camila disse...

A melhor parte: "Arrasou no mousse de maracujá" hahahahahahahahahahahahahahahaha Você é o máximo, meu amor. Ainda mais agora, chef! :)