quinta-feira, 25 de abril de 2013

Receita rápida, prática e leve

Por Lucas Lima
Imagens: Cacimba de Letras / Divulgação

Panqueca de aveia com suco detox

Eu já disse que em 2013 iria cozinhar, mas alguns empecilhos sempre surgem. Muito trabalho, pouco tempo livre em casa e, principalmente organização – que falta na hora de ir colocar a mão na massa. Sempre acho que tenho que empregar uma quantidade de tempo razoável para fazer o prato mais simples que seja. Daí, vou deixando para depois.

Neste mês, fazendo a coluna de livros da revista Engenho, recebi duas sugestões de leitura que poderiam solucionar meus problemas. Ambas as publicações (Refeições expressas, da Publifolha, e Jamie – 15 minutos e pronto, da Globo)  incitam o leitor e mestre-cuca a preparar um prato em um tempo que fica entre 5 e 30 minutos. Tipo, não dá nem para reclamar que a rotina não permite isso. 



Ontem, bateu a doida e deu uma vontade de fazer algo na cozinha. Como tinha horário livre depois da academia e antes do cineminha (que acabou não rolando), joguei na internet algo como “cozinhando em 15 minutos” e achei um link do portal Terra. Decidi tentar. 

Fui de panqueca, que não fazia há tempos e é super fácil. A diferença é que a receita sugeria acrescentar flocos de trigo integral. Fui de aveia. Para o recheio, falava-se apenas em mel. Como não tinha em casa, cortei tomate, cenoura, pimentão, presunto de peru e queijo coalho. Temperei e recheei. Para completar, geleia de pimenta. 


Como estou tentando secar um quilinho, também preparei um suco verde desintoxicante, que tinha visto minutos antes na Boa Forma (lida enquanto pedalava). Uma folha de couve, 1 maça média sem semente, 1 cenoura com casca, 1 punhado de salsinha (minha dicar é um de hortelã também), uma colher de linhaça/chia, suco de ½ limão e ½ copo de água de coco. Fatiei tudo em pedaços e levei ao liquidificador. Acabei colocando um copo todo de água de coco, para não ficar tão grosso. A sugestão da revista é beber sem coar, mas como eu sou frescurento...

Bom, fica aí a dica de um jantar rápido e saudável! Ah, e deu para fazer tudo em uns 20 minutos!

Panqueca
Rende 8 porções pequenas (na panelinha de fritar ovo)

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite
3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de flocos de trigo integral, arroz e milho triturados
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de mel 

Modo de preparo

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Em uma frigideira untada com óleo, coloque uma concha pequena de massa e doure dos dois lados. Reserve e repita o processo com o restante da massa. Recheie cada panqueca com um pouco de mel e dobre-as ao meio.

Nenhum comentário: