segunda-feira, 29 de abril de 2013

Refri caseiro e saudável

Por Lucas Lima
Imagem: Cacimba de Letras

Refri caseiro

Não gosto muito de refrigerante, provavelmente por ser gaseificado. Quanto menos gás contido ali, melhor para mim. Costumo pedir sempre suco ou água de coco quando saio para comer – e, pelo menos no trabalho, sofro bullying por causa disso. 

Semana passada, enquanto pedalava na academia, peguei a última edição da Boa Forma e saquei três receitas de “refri” natural, “para escapar de bebidas com muito açúcar”. Fáceis de fazer, precisam de poucos ingredientes e, ao menos a que fiz, ficou bem legal.

Na receita, pede-se para fatiar frutas cítricas (eu usei uma laranja grande e um limão) com um pouco de água (300 ml) e deixar gelar. Depois do líquido estar bem gelado, retirei 100 ml e acrescentei 100 ml de água com gás. Finalize com hortelã (que eu acrescentei também na mistura com as frutas), gelo e, se quiser, um pouco de adoçante. Facinho, facinho.

A revista ainda dá outras duas sugestões, que eu ainda pretendo fazer. Uma delas pede 100 ml de chá-mate bem forte e gelado, que deve ser misturado a mesma proporção de água com gás, sendo finalizado com gelo, limão e adoçante. 

A última dá só uma besteirinha mais de trabalho: ferva casca de abacaxi em pouca água, coe e deixe gelar. “Bata com gengibre e volte a coar. Coloque 200 ml da mistura em um copo grande e adicione água com gás. Use adoçante e gelo a gosto”.

Ainda achei esse vídeo com uma dica do Uol. Ou seja: opção não vai faltar!

Nenhum comentário: