quarta-feira, 22 de maio de 2013

Exposição Diário das Frutas perto do fim

Imagens: Reprodução


Neste domingo (26/05), termina o período de visitação da exposição Diário das Frutas, com telas da artista plástica Tereza Costa Rêgo e crônicas do jornalista Bruno Albertim. O material, exposto no Centro Cultural Correios, retrata as frutas como elementos identitários da região Nordeste, com muita vivacidade, mistério e lirismo nas pinceladas e na escrita.

As telas e crônicas trazem à cena caju, manga, jaca, mangaba, sapoti, bacuri, jambo, carambola, pitanga, cajá, maçã e pêra. Primeiro, Bruno trouxe os textos para Tereza iniciar seu processo de criação, resultando em dez novas telas. Ela, ainda, compilou alguns trabalhos anteriores, principalmente com a maça, elemento de destaque e obsessão em sua obra. 


Atores, músicos e outros artistas ainda foram convidados para interpretar e gravar as crônicas. Leandra Leal, Matheus Nachtergaele, Fábio Trummer, Zé Cafofinho e o saudoso Emílio Santiago estão entre os que aceitaram a empreitada, pensada para que o público, além de ler, pudesse ouvir os textos em plataformas sonoras. 

Segundo a mestre em sociologia da arte e  responsável pelo texto de apresentação, Olívia Mindelo, “seja nas pinceladas de Tereza ou na linguagem literária de Bruno, a energia lasciva se revela um dos fios condutores de ambas as criações. Sem pecado, sem regionalismo, as frutas assumem papéis sociais e poéticos, não raro carregados de simbolismo e erotismo”. O Cacimba adora o trabalho de ambos os artista e indica muito a exposição.

Serviço
Av. Marques de Olinda, 262,  2º Andar,  Bairro do Recife – Recife/PE
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 18 h; e sábados e domingos das 12 às 18 h
Entrada franca
Fone: (81) 3224.5739  

Nenhum comentário: