quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bolo de caneca


Por Lucas Lima
Imagens: Cacimba de Letras

Bolos de caneca - um com recheio de chocolate ao leite e outro de chocolate branco

Há algum tempo, lembro que uma rede de cafeterias começou a servir bolo na caneca em suas lojas. Falava-se em relembrar sobremesas que as vovós preparavam para os netos ou algo do gênero. Não me identificava com esse marketing. Simplesmente porque os bolos da minha infância vinham em formas grandes, eu sempre ajudando no preparo. Normalmente, eram sempre dois por vez. Para mexer com colher de pau (desculpa, vigilância sanitária!). Até o braço cansar. E bom mesmo era raspar com o dedo o que restava na tigela, principalmente se fosse de chocolate. Ah, e comer depois com queijo coalho!

Feinho, mas gostoso - por cima, chocolate branco 

Semana passada, de qualquer forma, fui testar os tais bolos de caneca – parece que está fora de moda, mas tudo bem. O bom é que é fácil, rápido, dá para mantar a vontade de um doce ou ser a sobremesa improvisada para a visita. O de chocolate é o mais fácil (receita abaixo). Acrescentei um tablete de chocolate, que não chega a derreter, mas fica molinho, uma delícia.

Laranja com alpino

Testei também o de laranja e, nesse, tive uma certa dificuldade.  A receita pedia suco de três laranjas, o que me pareceu muito. Tentei fazer de olho, mas  isso me levou a acrescentar mais trigo do que o pedido. Então, vou adaptar a receita a partir do que vi em uma busca pela net. Em ambos os casos, não fiz nenhuma calda, o que poderia deixar a guloseima ainda melhor. Imaginação, use-a!

Bolo de caneca de chocolate (2 porções)

Ingredientes

01 ovo pequeno
04 colheres (sopa) de leite
03 colheres (sopa) de óleo
02 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
04 colheres (sopa) rasas de açúcar
04 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
01 colher (café) de fermento em pó
02 gotas de essência de baunilha
01 barra de chocolate pequena

Modo de preparo

Coloque o ovo na caneca e bata bem com garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais. Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar. Divida em duas canecas. Acrescente uma barra de chocolate, em pé, em cada caneca e leve ao micro-ondas, na potência máxima, por 3 minutos.

_____________________

Bolo de caneca de laranja (1 porção)

Use a mesma receita acima, acrescentando quatro colheres de sopa de suco de laranja – e retirando o chocolate, O suco deve ser incorporado junto com os outros ingredientes, após bater o ovo. Eu ainda coloquei raspas de chocolate alpino na massa, e um tablete em cima quando já estava finalizado. 

Nenhum comentário: